3º Domingo do Advento

    “A minh’alma se alegra, se alegra no meu Deus”. (Lc 1, 46 ss)

    Celebramos neste Domingo o terceiro do tempo do Advento, daqui há poucos dias já estaremos celebrando as alegrias do Natal. Por isso, esse terceiro Domingo do Advento é conhecido como “Domingo Gaudete”, ou da alegria, pois o Natal do Senhor está próximo. Começamos a semana de preparação próxima para o Natal, para celebrar a vinda do Messias.

    A cor litúrgica nesse dia é “rósea”, ou seja, um roxo mais suave, não trazendo tanto aquele tom de penitência. A partir do terceiro Domingo do Advento entramos propriamente no período da Novena de Natal, e as leituras retratam mais o nascimento de Jesus, pois até então retratavam mais sobre a segunda vinda de Cristo.

    Neste Domingo acontece também a coleta para a Campanha da Evangelização, que traz como tema: “Na casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Como diz o tema da Campanha, “Deus nos faz irmãos”, se Ele nos faz irmãos temos que ajudar a quem precisa. A coleta nessa missa não fica na paróquia, mas é destinada aos locais de missão da Igreja, e onde ela realiza um trabalho de evangelização, sobretudo aqueles locais mais necessitados.

    Ainda neste Domingo pode-se levar a imagem da Sagrada Família ou do menino Jesus para que o padre abençoe, ou ainda, as mulheres grávidas que estão esperando o seu filho nascer, do mesmo modo que Maria estava esperando Jesus chegar podem receber a benção do padre. A partir deste dia faltarão exatos oito dias para a celebração do Natal e como nos convida a celebração de hoje, devemos nos encher de alegria.

    A primeira leitura da missa deste Domingo é do livro do profeta Isaías (Is 61,1-2a.10-11), o profeta fala sobre a missão a qual Deus lhe confiou e que deve ser a missão de todo profeta. Tudo aquilo que Isaías disse nesse trecho se concretiza em Jesus e se torna o programa de vida de Jesus ao longo de sua vida pública. Em Lucas capítulo quatro, Jesus entra na sinagoga, abre o livro do profeta Isaías e lê essas mesmas palavras e diz que naquele dia tudo aquilo que se concretizava. Isaías viveu há cerca de quatrocentos anos a.C, e tudo aquilo que ele dizia se concretizou na vida de Jesus. Isaías é um profeta marcante do Antigo Testamento, e o acompanhamos bastante no tempo do Advento e na Quaresma.

    O salmo responsorial é de São Lucas (Lc1,46ss), e diz em seu refrão: “A minh’alma se alegra, se alegra no meu Deus”. Esse salmo é um trecho do cântico do “Magnificat”, em que Maria agradece a Deus por tantos “bens” que Ele fez por ela e por seu povo. Maria foi escolhida a cheia de graça, em meio a tantas mulheres de seu tempo Deus a escolheu a “cheia de graça”, para gerar o seu filho. Maria se encheu de alegria não só pelo que Deus fez por ela, mas todo o povo.

    A segunda leitura deste Domingo é da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 5,16-24), Paulo diz a comunidade e a nós hoje que devemos estar sempre alegres, pois o Senhor está conosco. O Espírito do Senhor está conosco, por isso, devemos estar sempre alegres e nos afastar de tudo aquilo que é mal. Do mesmo modo que Maria alegremo-nos no Senhor, que nos chamou e enviou para a missão.

    O Evangelho deste Domingo é de João (Jo 1,6-8.19-28), João nesse Evangelho fala sobre João Batista que veio como o “precursor”, ou seja, veio preparar o caminho para a chegada de Jesus. João não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, ele exortava a todos que andavam nas trevas, sob um monte de pecados, para que deixassem as ações das trevas e se aproximassem da luz.

    Os judeus interrogam João e perguntam se ele era o Messias que devia vir ao mundo, pois alguns judeus achavam que Ele era o Messias, mas João confessou e não negou, disse que ele não era o Messias, mas que era a voz que grita no deserto: “Aplainai, o caminho do Senhor” (Jo 1,23). Ele buscava converter o povo judeu para a chegada do Messias que estava próxima, João Batista batizava com água, mas o Messias batizaria com a água e o Espírito Santo.

    João Batista ainda diz que ele não era digno de desatar as correias das sandálias do Messias, e dizia sempre que “Ele cresça e eu diminua”, João não queria em nenhum momento ser mais do que o Messias, mas sabia que a sua missão era preparar o caminho do Senhor.

    Com a celebração desse 3º domingo do Advento sejamos como João Batista e preparemos o caminho para a chegada de Jesus. Anunciemos a palavra de Deus aos nossos irmãos e que possamos convidar aqueles que estão afastados da Igreja, num caminho de pecado, para que possam retornar e se aproximar da luz novamente.

    Ao acendermos hoje a terceira vela da coroa do Advento possamos sentir que a luz do Senhor está perto de nós, e como a luz do sol que pouco a pouco vai clareando o dia, que possamos deixar que a luz do Senhor pouco a pouco nos irradie e que possamos irradiar essa luz a quem se aproxime de nós.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here