3º Ano vocacional

    “Vocação: Graça e Missão”

    O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, solenidade de Cristo Rei. A comemoração do terceiro Ano Vocacional acontece para relembrar a primeira vez que foi dedicado um ano com essa temática, ocorrido há 40 anos, por feliz iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

    É necessário de tempos em tempos relembrar essa temática rezando a Deus para que nunca faltem operários para a messe. O ano vocacional contempla todas as vocações. A vocação de todos os batizados. Porém, a vocação à vida consagrada e sacerdotal é muito importante, pois os consagrados e sacerdotes dão continuidade na missão instaurada por Jesus Cristo.

    É claro que toda vocação é importante e abençoada por Deus. No Ano Vocacional não rezamos apenas pela vocação ao sacerdócio, mas por todas as vocações. Que todos os fiéis batizados encontrem o seu lugar na Igreja e abracem com fé uma vocação. Dar resposta à vocação é dizer Sim a Deus e realizar a vontade dele em nossa vida.

    Durante o mês de agosto, todos os anos recordamos as vocações, rezando pela vocação sacerdotal, religiosa e consagrada, matrimonial, dos leigos e a vocação de catequista. A partir do nosso batismo, somos chamados a ser sal na terra e luz no mundo, a nossa vida tem que ter sabor e temos que ser luz para os outros. Somos discípulos e missionários do Senhor e chamados para servi-Lo. Não necessariamente servi-Lo no sacerdócio ou vida consagrada, mas podemos servi-lo sendo bons esposos, bons catequistas, enfim, bons cristãos.

    Alguns são chamados para servir ao Senhor mais de perto, seja na vida consagrada, religiosa e sacerdotal. O padre é tirado ou escolhido do meio povo e depois volta para o meio desse povo. O sacerdote se faz um só junto com a comunidade, ambos cooperam na edificação do reino de Deus.

    É necessário rezar por todas as vocações para que a mensagem do Evangelho deixada por Jesus possa continuar sendo anunciada. Dessa forma, além de relembrar os 40 anos da primeira vez que teve um ano dedicado a essa temática, se faz mais do que necessário que tenhamos esse ano dedicado as vocações, para que desperte no coração dos jovens o desejo de se consagrarem ao Senhor. O segundo ano vocacional aconteceu há 20 anos.

    Esse terceiro Ano Vocacional foi inspirado no documento final do Sínodo dos Bispos sobre: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O tema escolhido para esse Ano Vocacional é: “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).

    Muitas vezes, os jovens ficam perdidos e não sabem qual o caminho devem escolher para serem felizes e servir ao Reino. O tema da juventude entrou na temática do Sínodo dos Bispos, estudando possibilidade de reavivar a chama da fé desse público e, a partir do amadurecimento da fé, poderem escolher a vocação a ser seguida.

    O lema escolhido para esse Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf Lc 24,32-33), remete aos discípulos de Emaús que sentiam como que arder os seus corações quando o Senhor partia o pão para eles. Os pés a caminho remetem a esses mesmos discípulos que andaram alguns quilômetros com Jesus. Que todos nós possamos sentir o nosso coração arder quando Jesus partir o pão para nós e nos coloquemos a caminho da vocação à qual Ele nos chama.

    O tema “Vocação: graça e missão” relembra que a vocação é uma graça e um dom de Deus. É Ele quem nos chama e nós respondemos, e a nossa resposta é uma aceitação da graça de Deus. Respondendo sim ao chamado de Deus, somos enviados para a missão, anunciando com alegria a Palavra de Deus. Seja qual for a nossa vocação, ela é abençoada por Deus. Lembremos sempre que não fazemos a nossa vontade, mas sim a vontade de Deus.

    Neste final de semana, fazemos a abertura do 3º Ano Vocacional em nossa Arquidiocese, bem como em toda a Igreja no Brasil. Aqui inicia no sábado aos pés do Cristo Redentor. Quem puder, participe dessa celebração aqui na Arquidiocese ou em sua diocese, pedindo a Deus mais operários para a messe e que os jovens encontrem o seu caminho. Que não tenhamos medo de dar o nosso “Sim” a Deus.

    Segue abaixo a oração pelas vocações, segundo o Papa Paulo VI:

    Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

    (São Paulo VI)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here