No dia 12 de outubro, a arquidiocese de Passo Fundo (RS) organiza a 34ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. Uma das novidades em 2014 é a proposta de realização de uma Mostra de Ações Sociais Solidárias. A ideia, promovida em parceria com a Cáritas arquidiocesana, quer oportunizar uma maior visibilidade das ações realizadas pela Igreja em toda a arquidiocese.
A organização da mostra contará com exposição das obras sociais católicas, dos grupos de economia solidária acompanhados pela Cáritas e dos grupos de reciclagem, que poderão coletar os materiais descartados na romaria e mostrar o trabalho que desenvolvem. Além das instituições que apresentarão seus projetos, os grupos devem expor produtos de diversos gêneros: artesanatos, agroindústrias familiar, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos.
O coordenador da Cáritas, padre Ladir Casagrande, explica que o objetivo é “estar presente na romaria, mas também mostrando aquilo que a Igreja faz, por meio das instituições e dos grupos acompanhados”.
Na reunião de preparação do evento, no dia no dia 27 de junho, estiveram presentes representantes de cerca de 30 grupos e instituições que avaliaram a iniciativa. “Pensamos que esta primeira experiência deve ser bem planejada e pensada, de forma muito participativa e religiosa, para abrir caminhos nesta nova proposta”, destaca o membro da coordenação colegiada da Cáritas, Luiz Costella.
A iniciativa da Mostra de Ações Sociais Solidárias integra um projeto geral de reestruturação do Santuário e da própria romaria. Além da mostra, haverá o concurso do logotipo do Santuário, novena e o estudo do tema da Romaria, “Com a Mãe Maria e as juventudes, anunciamos a Boa Nova”.
Fonte: CNBB