33º Domingo do Tempo Comum (Mt 25, 14-30)

    Resumo do Evangelho: haverá um juízo. Uns serão premiados, outros, não. Motivo: ter ou não ter correspondido a missão recebida do Senhor.

    Estamos chegando ao fim do ano litúrgico. a Palavra de Deus o demonstra. Haverá prestação de contas, assim como no fim de um acadêmico, haverá exames. Uns passarão, outros não. Por isso, devemos viver e lutar como bons filhos de Deus. Quem não quiser a Deus como Pai e amigo, tê-Lo-á como juiz. Deus não condena a ninguém: são os que não o aceitam como Criador e Pai, que se excluem da sua visão beatífica. Não correspondemos ao plano de Deus.

    O Evangelho é uma parábola: logo deve ser interpretado. Aliás, muito bem, enquanto vivermos. Estão em questão a felicidade ou a condenação eterna. Não podemos, ou melhor, não devemos brincar. Não podemos enterrar os talentos recebidos. Pergunto: Há alguém que deseja perder em seus negócios? Não. Vivemos uma só vez.

    Para que nós vencêssemos a batalha da vida, Jesus tudo fez. Encarnou-se, amou a todos, servindo-os. Foi condenado, injustamente. Crucificado na cruz, que foi obrigado a carregar. Não nos incriminou. Foi fiel. Fez tudo para nos salvar: mas devo aceitar ou não seu projeto de vida.

    Não interessa, se recebi cinco, dois ou um talento só. O que importa é o que faço com os talentos recebidos. Como então correspondo? A doação é de Deus, o corresponder é missão nossa. Não podemos culpar a Ele (Deus), de nossos possíveis ou reais fracassos, como fazem os muitos agnósticos ou ateus. Ele (Deus) não é ganancioso ou parcial. É bom. Justo. Amoroso. Aliás, Ele nos amou por primeiro. (1Jo 4, 19)

    Haverá vencidos e vencedores no final da vida. Entre os quais estaremos nós? É fácil saber, mas, não tão fácil corresponder. Por isso, quem fizer sua parte, será premiado. Isto é certíssimo. Querer saber, se recebemos cinco, dois ou um talento (dom), é problema dos curiosos. Corresponder é a missão dos fiéis. Somos apenas curiosos, gananciosos ou fiéis colaboradores? O problema é meu, teu. A solução também. A decisão é nossa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here