Acumulamos experiências ao longo dos anos. E há belas razões para você não perder essa oportunidade de agradecer pela vida
Os anos não passam em vão: acumulam experiências boas e ruins. Há aqueles que o celebram e aqueles que gostariam de ignorá-lo completamente. Convidamos você a considerar alguns belos motivos para comemorar o aniversário e agradecer pela vida que nos foi dada.
1 É O DIA DE SUA PRIMEIRA RESPIRAÇÃO
Em geral, celebramos o dia do nosso nascimento, não o dia em que fomos concebidos, pois nem sempre é possível defini-lo. Celebramos, de fato o momento exato em que começamos a respirar sozinhos. E sim, esse momento é extremamente importante porque parar de respirar significa que chegamos ao nosso fim.
Como deixar de agradecer, por um momento tão importante e significativo? Por isso, muitas escolas de sabedoria propõem que o amor à vida começa com a tomada de consciência da respiração. Por princípio, o homem é criado com um sopro divino, o que significa que o barro ganha vida ao respirar. É na mesma respiração que consideramos a presença implícita do Ser que nos deu a vida.
Desde o Antigo Testamento, a palavra usada em hebraico para designar a palavra espírito é “ruach”, que tem o significado profundo de “sopro de vida”. Trata-se da vitalidade interior que forja a beleza que representa a brisa, o frescor que nos dá o vento e nos arrasta a viver amarrados ao Criador, o sopro que dá sentido ao barro transformado à sua imagem e semelhança.
Assim, o simbolismo do vento estará sempre presente em muitos textos que nos fazem experimentar a presença do Espírito em nosso cotidiano. E essa é precisamente a primeira coisa que temos que comemorar.
2 UM DIA PARA CELEBRAR SEUS PAIS
Naqueles primeiros dias de nossas vidas, os parabéns, flores e presentes foram para nossos pais. Você ainda não tinha acordado bem para a vida e, embora todos quisessem conhecê-lo, os protagonistas do seu nascimento foram eles. Particularmente sua mãe, que lhe deu seu sangue, suas células, seus nutrientes e tudo o que você precisava para crescer em seu ventre e se desenvolver da melhor maneira possível.
Ela influenciou sua voz, suas emoções, seus sorrisos e suas lágrimas. Tantas emoções e sentimentos que envolveram seu crescimento e bem-estar… Ela cuidou de você com amor durante todos esses meses.
Quem sabe quanta dor e delicados momentos de saúde ela teve que passar desde o início da sua concepção até o momento do parto. E tudo para que você finalmente respirasse e começasse a perceber o mundo quando o cordão umbilical fosse cortado. Como não comemorar esse processo maravilhoso e agradecer, de todo coração, tamanha dedicação?
Os pais merecem ser lembrados e comemorados novamente no mesmo dia do seu aniversário, apesar de você ser, agora, o protagonista da festa.
Os abraços, gestos de carinho, presentes e bolos são para você. Mas em nossos corações deve estar sempre presente que naquele dia nossos pais foram os celebrados. E hoje devemos continuar a fazê-lo com todo o nosso amor, sobretudo quando eles ainda estão presentes entre nós.
3 CELEBRAR A FAMÍLIA E OS AMIGOS
A vida nos leva por tantos caminhos e nos aproxima de tantas pessoas bonitas… O seu aniversário é, portanto, uma oportunidade maravilhosa de compartilhar com todas elas o quanto você ama a vida, assim como elas também.
É reconhecer que, sem o apoio e acompanhamento de todos essas pessoas, a vida não teria sido fácil para você.
Irmãos, tios, primos, sobrinhos, o casal e os filhos são uma herança primorosa que é enriquecida pela escolha recíproca que fazemos com os amigos verdadeiros e autênticos. Aqueles personagens com quem você compartilhou tantas experiências diferentes desde a infância. Como não tomar uma taça de vinho e dividir o bolo de aniversário com seres tão lindos, que também costumam estar nos momentos bons e ruins?
Como é evidente, não faltam motivos para celebrar o dia do nosso nascimento, que não tem necessariamente de ser uma festa, um encontro ou um convívio, mas sim uma recapitulação de muitas coisas que têm acontecido ao longo dos últimos anos.
É a oportunidade de rezar, refletir, fazer um inventário de acertos e erros e corrigir comportamentos e atitudes com o propósito positivo de sermos pessoas melhores. Dar testemunho das nossas conquistas, da fé que temos e do quanto somos gratos, com tudo o que recebemos.