28º Domingo do tempo Comum

    “Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria” (Sl 89/90)

    Celebramos vigésimo oitavo domingo deste Tempo Comum, estamos no mês do rosário e das missões e a pedido do Papa Francisco somos convidados a rezar por toda a Igreja e por sua missão, e dessa forma nos tornamos também missionários. Rezar de igual modo pela paz mundial, pelo fim das guerras que tanto dilaceram o mundo, matam inocentes e entristecem a Deus. Rezamos também pelo Sínodo dos Bispos.

    Ontem celebramos Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, muitos fiéis acorreram ao Santuário acional para celebrar a Padroeira, outros em suas paróquias mesmo, um dia de muita festa e alegria, e também de muita fé e devoção. Que a padroeira do Brasil abençoe o nosso país, cada um de nós e todas as famílias.

    Comemoramos ontem também o Dia das Crianças, que todas as crianças possam ser protegidas de todos os perigos por Deus, e cresçam sempre em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Ao chegarmos aos meados do mês de outubro já começamos a fazer uma breve retrospectiva de como foi o nosso ano até aqui, e já com um olhar no futuro podemos prever aquilo que faremos de melhor daqui para frente.

    Através da liturgia deste domingo somos convidados a escolher Deus, ou seja, colocar o Senhor em primeiro lugar na nossa vida e deixar as outras coisas para depois. Não coloquemos os bens materiais acima de Deus, não levaremos nada dessa vida, coloquemos antes de tudo Deus em primeiro lugar para podermos entrar no Reino dos Céus.

    A primeira leitura do domingo é do livro da Sabedoria (Sb 7,7-11), o autor desse livro sagrado nos diz que orou ao Senhor e foi lhe dada a prudência, suplicou e foi lhe dada a sabedoria. Ele preferiu a sabedoria que vem do Senhor do que todas as riquezas e bens desse mundo. Trazendo para a nossa realidade, devemos pensar da mesma forma, a nossa maior riqueza está em Deus, Ele deve ser o nosso maior bem.

    Podemos conquistar os bens que temos através do suor de nosso trabalho e com grande esforço, Deus não condena aquilo que temos, ou a riqueza, o que o Senhor condena é não partilhar os bens com os outros. Devemos a exemplo do autor do sagrado pedir ao Senhor sabedoria, para que o Senhor oriente os nossos passos e o caminho ao qual devemos trilhar, inclusive a maneira com a qual devemos lidar com o dinheiro que ganhamos.

    O Salmo Responsorial é o 89(90), que diz em seu refrão: “Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria”! Só o amor do Senhor nos basta, não precisamos de mais nada, todos os bens são passageiros, mas Deus é eterno e não passa. Exultemos de alegria no Senhor e o busquemos sempre de coração sincero. Ele é a sabedoria, e vai nos indicar o caminho correto a seguir.

    A segunda leitura da missa deste domingo é da Carta aos Hebreus (Hb 4,12-13), o autor sagrado vai nos dizer que devemos nos instruir pela Palavra de Deus, nela está contida toda a sabedoria que vem do alto, se quisermos respostas para as nossas dúvidas busquemos na Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos orienta sobre o caminho certo a seguir, se optarmos por não seguir o caminho certo, prestaremos contas ao Senhor de nossas atitudes.

    O Evangelho da missa é de Marcos (Mc 10,17-30): nesse trecho do Evangelho de Marcos Jesus estava caminhando e de repente alguém ajoelhou-se dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (Mc 10,18). Jesus lhe pergunta, porque ele lhe chama de bom, só Deus é bom. Jesus é claro, sendo humilde se colocando na mesma posição do jovem, pois Jesus mesmo era Deus. Jesus pergunta ao jovem se ele conhece os mandamentos. O rapaz diz que sim e que tem observado todos desde a sua juventude.

    Jesus olha com carinho para o jovem e lhe diz que só uma coisa lhe falta, vender tudo o que tem e dar o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Ao ouvir isso, o jovem ficou triste e foi embora, porque era muito rico. Jesus olha ao redor e diz aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” (Mc 10, 23).

    Celebramos no último dia 27 de setembro o dia de São Vicente de Paulo, que foi o homem da caridade, a partir de são Vicente advém os vicentinos em nossas comunidades. Com certeza o grupo dos vicentinos pediram nesse dia, ou pedem uma vez por mês alimentos para compor a cesta básica das famílias carentes, se nós doamos é uma forma de estar ajudando os pobres e dessa forma agradando ao Senhor. Se ajudarmos e estendermos a mão a um pobre nunca faltará o alimento em nossa mesa.

    Portanto, observemos os mandamentos da lei de Deus conforme Jesus cita no evangelho, mas não esqueçamos de ajudar os mais pobres, dessa forma seremos herdeiros do Reino dos Céus. Coloquemos sempre Deus em primeiro lugar na nossa vida, acima dos bens materiais.

    Celebramos com alegria esse Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum e inspirados pela Palavra de Deus e ungidos pelo Espírito Santo sejamos missionários e missionarias levando adiante o reino de Deus.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here