O Papa Francisco não vai cumprir a tradição papal de celebrar a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, este sábado, 15 de agosto, na localidade italiana de Castel Gandolfo mas vai recitar o Angelus na Praça São Pedro.
A Rádio Vaticano assinala que é a primeira vez que um Papa passa o Ferragosto, (do latim: Feriae Augusti) em Roma, desde que o Papa Pio XII deu início ao tradicional encontro dominical com os fieis, em 1954.
Habitualmente a oração mariana do Angelus na Solenidade da Assunção de Maria é rezado na residência de verão em Castel Gandolfo mas o Papa Francisco que este ano fica no Vaticano, vai recitar a oração, como habitualmente aos domingos, da janela do apartamento pontifício para na Praça São Pedro.
Em 2014, por exemplo nesta data o Francisco estava de visita à Coreia e no ano da sua eleição, em 2013, deslocou-se à localidade italiana nos arredores de Roma.
Nesta ocasião visitou o mosteiro de clausura das religiosas Clarissas, durante cerca de 45 minutos, presidiu à Eucaristia na Praça da Liberdade e almoçou em seguida na residência pontifícia antes de visitar em privado a igreja de S. Tomás de Vilanova.
Fonte:Agência Ecclesia