12º Domingo do Tempo Comum

    Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor! (Sl 68/69)

    Celebramos, neste final de semana, o 12º Domingo do Tempo Comum. Somos convidados a nos reunirmos em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia e ouvir o que o Senhor tem a nos falar. Por meio da espiritualidade do tempo comum, acompanhamos Jesus anunciando o Reino de Deus, culminando com sua entrada em Jerusalém. Ao longo do tempo comum, podemos refletir as nossas atitudes em relação a Deus e ao próximo e se de fato estamos sendo profetas nos dias de hoje, anunciando o Reino de Deus.

    A missa é uma grande ação de graças, onde agradecemos a Deus pela semana que tivemos e pedimos as graças necessárias para a semana que está para começar. O domingo é um dia de preceito, ou seja, dia que todo católico deve ir à missa. Ao longo de todo o ano litúrgico, temos que ir à missa, ouvir o que o Senhor tem a nos dizer e, ao final, Ele mesmo nos envia para a missão.

    Neste domingo, é o Dia Nacional do Migrante. É o dia civil, e é também adotado pela CNBB na 17º AGO. Quando o dia 25 cai durante a semana, esse dia é transferido para o Domingo. Ainda não foi sincronizado o Dia Mundial do Migrante e Refugiado que o Papa marcou para o último domingo de setembro. São ocasiões que temos para refletir sobre o assunto. Rezemos por todos aqueles que deixaram a sua terra e tiveram que migrar para outra. Que todas as pessoas sejam respeitadas em sua dignidade de ser humano, sem importar raça, cor ou credo. A participação na Eucaristia nos leva a partilhar o pão seja com quem for.

             A liturgia deste domingo fala da vontade de Deus em salvar a humanidade e, também, que todos os homens “bons” têm a garantia da salvação. No Evangelho de hoje, Jesus diz que não devemos ter medo de homem algum, pois eles podem até matar o corpo, mas não podem matar a alma. E, ainda, não devemos negar a Cristo e nem negar a nossa fé diante dos homens, pois senão Cristo nos negará diante de Deus. Não tenhamos medo de falar da nossa fé e daquilo que acreditamos perante as pessoas.

             A primeira leitura desse domingo é do livro do profeta Jeremias (Jr 20,10-13). Jeremias faz um alerta para denunciar todos aqueles que praticam injustiça e menosprezam o próximo. Devemos rezar por aqueles que nos perseguem e que queiram nos fazer mal, pois Deus, o justo juiz, está ao nosso lado, e aqueles que querem o nosso mal, cairão por terra. Nunca devemos fazer justiça com as próprias mãos, pois o mal sempre se paga com bem. Deus sempre atenderá a prece do justo e o livrará das mãos dos ímpios e maus.

             O salmo responsorial é o 68 (69) que diz em seu refrão: “Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor”. Esse salmo é de apelo, ou seja, o salmista pede que o Senhor o atenda, e o livre das mãos dos inimigos, provando o imenso amor que Deus tem por todos aqueles que o amam.

             A segunda leitura é da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 5,12-15). Paulo diz que o pecado entrou no mundo por meio de um só homem e a redenção da humanidade aconteceu também por meio de um homem, “Jesus Cristo”. Por meio da morte de Cristo na cruz, a humanidade inteira foi salva, Ele se entrega livremente para nos garantir a vida eterna. Ele não fica morto na cruz, mas ressuscita e, do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos.

             O Evangelho é de Mateus (Mt 10,26-33). Jesus, nesse Evangelho, diz aos discípulos para eles não terem medo de homem algum e nem daqueles que procuram lhes fazer mal, pois Deus está ao lado deles. A Palavra de Deus não pode deixar de ser anunciada, ela deve estar acima de qualquer medo, e o Espírito Santo nos dá coragem para falar de Deus às pessoas.

             Jesus vai sempre na contramão daquilo que a sociedade da época pensava, e diz que não devemos pagar o mal com o mal. Se alguém nos persegue ou nos deseja o mal, devemos rezar por essa pessoa, porque o mal que ela nos deseja, voltará em bem para nós. Jesus sempre pregou o mandamento do amor, devemos amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.

             Jesus diz, ainda, que não devemos negá-lo diante dos homens, pois senão, Ele nos negará diante de Deus. Uma das formas de não negar Jesus é anunciando o Reino de Deus sem medo e falar do amor de Deus a todas as pessoas e em todos os lugares. Temos que ser profetas nos dias de hoje, denunciando as injustiças e anunciando a justiça que vem de Deus.

             Celebremos com o coração cheio de alegria esse 12º Domingo do Tempo Comum, tendo no coração a certeza de que Deus sempre atende a prece do justo e daquele que procura trilhar o caminho do amor. Como diz São João: “Deus é amor”, nos ama sem limites e quer que transmitamos esse amor a todas as pessoas. Somente o amor constrói o caminho da paz. Rezemos pela paz no mundo, no país e em nossa cidade.

             Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here