Diocese de Palmeira dos Índios promove encontro de Líderes da Juventude Missionária

A cidade de Santana do Ipanema, na diocese de Palmeira dos Índios (AL) acolheu, entre os dias 9 a 11 deste mês, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI). Cerca de 50 jovens de 15 paróquias partilharam suas vidas e refletiram sobre o tema e a necessidade de “ser missão”.

O trabalho de evangelização missionária realizado na diocese pela Juventude Missionária (JM) foi tratado com satisfação pelo bispo diocesano, dom Dulcênio Fontes de Matos. “De forma alegre, eu sinto que há um desabrochar muito grande de nossa juventude para a missão. E sinto a presença do Espírito Santo em nossos jovens. Ele está nessa missão e em tudo o que acontece em nossa Igreja Particular de Palmeira dos Índios”, comentou. O bispo também incentivou os jovens para que solidifiquem a animação missionária juvenil.

O coordenador estadual da Juventude Missionária (JM), Lucas Ferro, foi o responsável pela assessoria do evento e provocou os jovens a pensar sobre a alteridade da missão. Apresentou os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em especial da Pontifícia Obra da Propagação da Fé da qual a JM faz parte.

O desejo do papa Francisco, de que a Igreja esteja “em saída” e as motivações dadas em seus pronunciamentos durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, foram lembradas pelo coordenador. “Precisamos de uma juventude que vai às periferias humanas sem medo de servir”, disse Lucas. Ele ainda ressaltou que a JM faz parte de um organismo da Igreja que tem por finalidade ser um serviço de animação missionária.

Na diocese de Palmeira dos Índios (AL), onze grupos da Juventude Missionária estão presentes nas cidades de Olivença, Olho D’agua das Flores, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira. Os grupos da Infância e Adolescência Missionária existentes colaboraram no crescimento da JM.

Fonte: CNBB