21.3 C
São Paulo
sábado, 27 abril, 2024.

Sábado da 5ª Semana do Tempo Comum

10/02/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – 1Rs 12,26-32; 13,33-34

Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias 26 disse Jeroboão no seu coração: “Se continuar a situação atual, o reino voltará à casa de Davi.27 Se este povo continuar a subir para oferecer sacrifícios no Templo de Javé, em Jerusalém, o seu coração retornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; eles me matarão”. 28 O rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e disse ao povo: “Não subireis mais a Jerusalém! Israel, eis os teus deuses, que te fizeram subir da terra do Egito!”. 29 Colocou um em Betel e outro em Dan. 30 Isso foi uma ocasião de pecado para Israel: o povo foi até Dan diante de um dos bezerros. 31 Ele fez casas com terreiros de culto e designou sacerdotes homens do povo, que não eram filhos de Levi. 32 Jeroboão fez uma festa no oitavo mês, no décimo quinto dia do mês, semelhante à festa existente em Judá, e subiu ao altar que erguera em Betel, para sacrificar aos bezerros feitos por ele. Instituiu, em Betel, sacerdotes para os lugares de culto que ele construíra. 33 Depois destes acontecimentos, não se converteu Jeroboão de seu mau caminho; designou novamente, como sacerdotes, homens do povo para os lugares de culto. 34 Isto se tornou uma causa de pecado para a casa de Jeroboão, trazendo seu extermínio e sua supressão de sobre a face da terra. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 105, 6-7a. 19-20. 21-22 (R. 4a)

R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

6 Pecamos, como outrora nossos pais, saímos do caminho e murmuramos. 7a Não tiveram no Egito entendimento, os prodígios de Deus não compreenderam.

19 Fizeram um bezerro ao pé do Horeb e adoraram a estátua que fundiram. 20 Trocaram Deus, seu título de glória, pela imagem de um boi que come palha.

21 Esqueciam o Deus que os tinha salvo, que fizera no Egito grandes coisas: 22 prodígios operados contra Cam e maravilhas ante o mar Vermelho.

Evangelho – Mc 8,1-10

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 1 Naqueles dias, como havia de novo grande multidão e não tinham o que comer, Jesus chamou os discípulos e lhes disse: 2 “Tenho pena deste povo! Há três dias eles permanecem comigo e não têm o que comer. 3 Se eu os mandar embora em jejum para suas casas, eles vão desmaiar no caminho, pois alguns vieram de longe”. Os discípulos responderam: “Como é que alguém poderia dar pão que os satisfizesse num deserto como este?”.5 Ele então perguntou: “Quantos pães tendes?”. Responderam: “Sete”. 6 Mandou então que a multidão se acomodasse no chão; tomou os sete pães, deu graças, partiu-os e os entregou aos discípulos para que distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos; recitou a fórmula da bênção sobre eles e disse: “Distribuí também estes”. 8 Comeram, ficaram satisfeitos e ainda recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Ora, a multidão contava umas quatro mil pessoas. Ele as mandou embora. 10 Em seguida entrou na barca com os discípulos, indo para a região de Dalmanuta. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here