25.6 C
São Paulo
quarta-feira, 20 março, 2019.

8º Domingo Do Tempo Comum

03/03/2019 Dia Todo

Primeira Leitura – Eclo 27,5-8 (gr.4-7)

Leitura do Livro do Eclesiástico – 5Quando se sacode a joeira, só ficam refugos; assim a perplexidade permanece no pensamento do homem.6A fornalha experimenta as jarras do oleiro; a prova do infortúnio, os homens justos.7O cuidado aplicado a uma árvore mostra-se no fruto; assim a palavra manifesta o que vai no coração do homem.8Não louves um homem antes que ele tenha falado, pois é assim que se experimentam os humanos. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 91,2-3.13-14.15-16 (R. Cf. 2a)

R.Como é bom agradecermos ao Senhor.
Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira. R.

13 O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; 14 na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. R.

15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; 16 e dirão: ‘É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!’ R.

Segunda Leitura – 1Cor 15,54-58

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 54Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura:55A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão (Os 13,14)?56Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.57Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo!58Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão. – Palavra do Senhor.

Evangelho – Lc 6,39-45

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 39Propôs-lhes também esta comparação: Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?40O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre.41Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho?42Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão.43Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto.44Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + dezesseis =