Vigília de São João Batista

    “Desde o seio maternal sois meu amparo” (Sl 70/71)

     Celebramos no dia 24 de Junho a Solenidade de São João Batista e essa grande solenidade é precedida de uma vigília, por isso, na noite do dia 23 de junho. Na noite da vigília de São João Batista é que se costuma acender e abençoar a fogueira de São João.

    Essa noite é conhecida popularmente como “Noite de São João”. As pessoas costumam se reunir após a celebração, acender e abençoar a fogueira e se confraternizar em torno da fogueira realizando a tradicional festa junina. A celebração da vigília normalmente acontece após as seis horas da tarde, e, em seguida iniciam os festejos juninos com a benção da fogueira.

    São João é o único santo que celebramos o nascimento e a morte. É devido à sua importância, que celebramos também a vigília e o dia de seu nascimento. Dentro de seis meses celebraremos o Natal do Senhor, São João Batista é o precursor, aquele que veio preparar o caminho do Senhor, Nossa Senhora após o anúncio do anjo vai apressadamente para a casa de Isabel, e fica três meses com ela. Eles tiveram esse encontro no ventre de suas mães e depois vão ter um novo encontro no dia do batismo de Jesus. João Batista marca o fim do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento.

    A vigília de São João Batista, neste ano, ocorrerá no domingo, e, por isso, por ser o dia do senhor, o Domingo terá precedência. Por isso, temos que cumprir o preceito dominical e participar da missa. Após a celebração do Domingo a noite pode-se acender a fogueira de São João e abençoá-la, aproveitando que muitas paróquias têm nesse período as tradicionais festas juninas e festejando a Noite de São João.

    Peçamos nesta noite de São João que o Senhor nos encha do Espírito Santo e possamos sair e anunciar o evangelho com coragem, a exemplo de São João. Sejamos também precursores e anunciemos aos outros que o Reino de Deus está próximo.

    A vigília de São João Batista esse ano ocorre num Domingo, por isso, a liturgia dominical tem precedência. Mas, vamos expor a seguir as leituras que seriam próprias dessa vigília. A primeira leitura é do livro do profeta Jeremias (Jr 1, 4-10), o profeta diz que foi escolhido por Deus desde antes de nascer, desde o ventre materno Deus o conhecia e antes de sair do ventre de sua mãe Deus o consagrou como profeta. Essa leitura remete a João Batista, que desde a concepção no ventre de sua mãe foi escolhido por Deus. Quando Maria foi visitar sua prima Isabel, João Batista pula de alegria no ventre de sua mãe, e ambos ficam “cheios do Espírito Santo, Isabel era considerada estéril, e João Batista foi um milagre de Deus na vida de Isabel e Zacarias.

    João Batista desde pequeno foi chamado e escolhido por Deus e abraçou a missão e mesmo sendo novo, não hesitou em anunciar as maravilhas de Deus, pois Deus estava com ele. João denunciava as injustiças e anunciava acima de tudo a justiça de Deus.

    O salmo responsorial é o 70 (71), que diz em seu refrão: “Desde o seio maternal sois meu amparo”, esse refrão é de fato uma resposta a primeira leitura e quer dizer que Deus nos escolheu desde a nossa concepção, Ele quis que viéssemos a vida, por isso, ninguém pode tirar a própria vida ou a vida de outro, mas somente Deus sabe o dia e a hora que nascemos e que devemos morrer.

    A segunda leitura é da primeira carta de São Pedro (1 Pedro 1,8-12), Pedro diz que deve ser motivo de alegria para toda a comunidade crer no Senhor sem precisar tê-lo visto. Igualmente nós nos dias de hoje, não precisamos ver o Senhor para crer nele e na ressurreição dos mortos. O Espírito Santo que recebemos no batismo e que alimenta em nós a fé suscita isso.

    O evangelho da vigília é de Lucas (Lc 1, 5-17), Lucas apresenta a cena da aparição do anjo a Zacarias, que cuidava com zelo do templo do Senhor, pois era sacerdote e era a vez do seu grupo cuidar do templo. Ele foi sorteado para entrar no santuário e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia ficou do lado de fora rezando enquanto ele fazia a oferta. Ao lado do altar aparece o anjo de pé e começa a conversar com Zacarias que se enche de temor. O anjo diz para Zacarias não temer e que o pedido de sua esposa Izabel havia sido atendido e ela conceberia um filho, no qual ele poria o nome de João. E ainda, o anjo diz qual seria a missão de João aqui na terra.

    Como nós vimos na primeira leitura e no salmo de hoje, observamos que o Senhor escolheu João desde a concepção e o ungiu como profeta. João Batista ficará cheio do Espírito Santo, o mesmo Espírito Santo que ele viu descer sobre Jesus após a realização do batismo.

    João Batista cumpria a missão do profeta que era denunciar as injustiças e anunciar a justiça, e foi morto justamente por denunciar as injustiças, que na verdade é o fim de todo profeta.

    Celebremos com alegria a vigília e a festa de São João Batista, pedindo em nosso coração, que assim como ele possamos abraçar com amor a missão de anunciar a justiça e a paz nesse mundo. Que assim como São João possamos conduzir muitas pessoas ao batismo do Espírito Santo e suas vidas possam ser transformadas. Que o Senhor nos dê a cada dia essa coragem, de sermos sal na terra e luz no mundo. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here