São João Maria Vianney

    “O sacerdote é o amor do coração de Jesus” (SJMV)

     Comemoramos neste dia 04 de agosto a memória de São João Maria Vianney padroeiro de todos os padres. Ele é considerado padroeiro dos padres porque foi um pároco exemplar e se dedicou com muito afinco ao ministério ordenado. Até há pouco tempo ele era padroeiro somente dos párocos, por ele ter sido um pároco exemplar, mas o Papa Bento XVI o declarou padroeiro de todos os padres. São João Maria Vianney atendia com solicitude todo o povo de Deus, e todos os párocos nos dias de hoje são chamados a agirem da mesma forma.

    Esse ano o dia de São João Maria Vianney cai no Domingo, por isso, o dia do Senhor tem precedência, mas o primeiro Domingo do mês é dedicado ao ministério ordenado, por isso, aproveitemos esse Domingo para rezarmos por todos os padres. Rezemos de modo especial pelos padres doentes, aposentados, e também pelos privados do ministério sacerdotal.

    São João Maria ficou conhecido como o Santo Cura D’Ars, por causa do trabalho que ele realizou no pequeno vilarejo de Ars. Ele evangelizou um vilarejo inteiro através de sua missão como sacerdote, ficava até dezesseis horas no confessionário atendendo quem vinha procurá-lo, ia aos bares pregar que todos se convertessem convidando a irem para a Igreja.

    O bispo tinha receio em ordenar São João Maria Vianney, ele passou por momentos difíceis no tempo de Seminário, era considerado limitado por não entender muito do latim e falar mais apenas o dialeto que era dito na região de onde era proveniente. Um pouco a contragosto o bispo resolve ordená-lo, e o envia ao vilarejo de Ars considerando que ele não aguentaria por muito tempo no ministério, mas muito pelo contrário, São João Maria Vianney através de sua missão há uma transformação naquele vilarejo, e em pouco tempo a Igreja ficou cheia.

    No dia dedicado a São João Maria Vianney é comemorado o dia do padre, justamente porque todo padre deve em primeiro lugar se espelhar em Jesus Cristo, e em segundo lugar se espelhar na missão de São João Maria Vianney e pedir sua intercessão. Quero saudar todos os sacerdotes no dia de hoje pedindo à Deus que perseverem em sua vocação e missão e que Deus os recompense por todo o bem que tem realizado. Convido à todo o povo de Deus a rezarem por todos os padres para que sejam perseverantes em sua vocação e busquem renova-la todos os dias.

    Devemos rezar diariamente por todos os padres e por todas as vocações religiosas. Peçamos a intercessão de São João Maria Vianney e do Sagrado Coração de Jesus para que todos os padres tenham o coração semelhante ao de Jesus e como bons pastores cuidem de suas ovelhas. Nesse dia dedicado a São João Maria Vianney, mais do que parabenizar o seu padre, ou presenteá-lo, reze uma Ave-Maria por ele, para que ele tenha perseverança em seu ministério.

    É importante sempre perguntar ao padre se ele está bem, se está precisando de algo, é bom procurar saber se o padre está bem ou não, isso não é diferente de querer tomar conta da vida do presbítero, mas se preocupar com ele, e sem ser invasivo. É claro, sempre temos que saber qual é o limite e até onde podemos chegar. Mas, é bom acompanhar de certa forma a caminhada vocacional do padre da paróquia. Aproveitemos esse mês de agosto dedicado as vocações para rezarmos por todas as vocações, sobretudo a sacerdotal, para que possamos ter bons e santos e padres.

    São João Maria Vianney nasceu no ano de 1786, Dardilly, França. Seus pais chamavam-se Mateus e Maria, João Maria Vianney teve seis irmãos, ele é o quarto. Desde a infância ele nutria no coração o desejo de ser padre. Vianney nasceu num período difícil, em meio a revolução, conta a história que sua primeira comunhão foi recebida dentro de um celeiro, durante uma missa clandestina.

    Ele enfrentou a resistência do Pai para seguir na vida religiosa, mas, com a ajuda do pároco, aos vinte anos ingressou no seminário em Écully. Vianney tinha muitas dificuldades, pois começou a estudar muito tarde, somente aos dezessete anos foi alfabetizado e aprendeu a ler e falar o francês. Os professores e os superiores o consideravam um rude camponês que não conseguia acompanhar os estudos, principalmente filosofia e teologia.

    Em 1815, Vianney, foi ordenado sacerdote, porém, com um impeditivo, não poderia atender confissões, pois não foi considerado capaz de guiar consciências. Três anos depois, conseguiu a liberação para exercer o ministério plenamente. Vianney foi designado como pároco na pequena aldeia de Ars conhecida pela fama de seus cidadãos frequentarem cabarés, bailes, cheios de vícios e bebedeiras. Na verdade, ele foi enviado para lá por ser considerado limitado e não ser capaz de estar à frente de uma grande paróquia, num vilarejo melhor. Fizeram isso também, com o intuito de ver se ele aguentaria seguir no ministério em uma cidade com essa fama.

    No entanto, João Maria Vianney, conseguiu reverter aquela triste realidade, com o passar do tempo a Igreja começou a ficar lotada e formava-se fila no confessionário. Alguns relatos contam que o padre chegava a ficar 16 horas dentro do confessionário e passava longos dias se alimentando apenas de batatas e ovo cozido. Essa era mesmo a sua grande missão: levar o perdão e a misericórdia divina para os fiéis. A fama de santidade de João Maria Batista Vianney percorreu toda a Europa. Muitas pessoas iam até a paróquia de Ars para ver o padre e para confessar-se com ele.

    João Maria Vianney, vivia aquilo que pregava, punha em prática os seus próprios ensinamentos, por isso, a exemplo de Jesus, ele pregava como quem tem autoridade. Ele próprio jejuava e orava com o intuito de favorecer o perdão dos pecados de seus fiéis. “Vou dizer-lhe qual é a minha receita: dou aos pecadores uma pequena penitência e o resto faço eu no lugar deles” (São João Maria Vianney).

    João Maria Vianney, ficou conhecido como o Santo Cura D’Ars, pois cuidou como bom pastor daquela. A sua vida sacerdotal durou quarenta anos, ele morreu em 1859 aos setenta e três anos. João Maria Batista Vianney foi canonizado pelo Papa Pio XI, em 1925, mas já era venerado como santo. Foi proclamado padroeiro dos sacerdotes, além disso, no dia de sua festa, passou a ser celebrado o Dia do Padre.

    Celebremos com alegria a memória litúrgica de São João Maria Vianney, e peçamos a intercessão dele por todos os sacerdotes, para que perseverem em sua vocação e sirvam com alegria e entusiasmo o povo de Deus. Que possamos respeitar todos os padres, pois eles nos conduzem para mais perto de Deus.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here