Retiro no carnaval

    “Senhor, a quem iríamos nós”! (Jo 6,68a)

    Normalmente, nos dias de carnaval, acontecem em várias dioceses espalhadas pelo Brasil os retiros de carnaval. As pessoas que preferem passar esses dias em oração e silêncio perto de Deus e iniciar a Quaresma de uma maneira diferente. O retiro acontece de diversas formas, aberto ou fechado, de sexta a quarta-feira de cinzas, de sábado até terça ou domingo, segunda e terça de carnaval. As dioceses, os movimentos, ou até mesmo algumas paróquias que promovem o retiro, escolhem um local onde as pessoas passam o dia refletindo sobre a Palavra de Deus, participando da missa e, ao final do dia, retornam para casa, sendo convidadas a voltar no dia seguinte. Em alguns retiros o tempo é integral, permanecendo também às noites.

    Os dias de retiro são marcados por louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, convivência entre os participantes e palestras sobre a importância da vida cristã, e também uma boa preparação para a quaresma e como viver esse tempo tão significativo para a Igreja. Quem participa do retiro já entra no clima do tempo quaresmal, que é um longo retiro espiritual de quarenta dias vivido com a Igreja.

    Como bem sabemos, no Brasil, o carnaval é uma festa bastante popular, e muitas pessoas não trabalham na segunda e terça-feira de carnaval. Por isso, é mais fácil participar do retiro. Além de ser um período festivo, o carnaval também pode ser um momento de pausa e reflexão para nos prepararmos para o restante do ano que virá. Afinal, muitos dizem que o ano no Brasil só começa depois do carnaval. Por isso, ao longo desse período, mesmo que optemos por fazer o retiro, façamos um balanço do nosso ano até aqui e busquemos a confissão sacramental, que costuma ser oferecida durante o retiro e é um dos pilares desse tempo quaresmal. Mesmo que não participe do retiro, procure ir à missa na segunda e terça-feira de carnaval e, se possível, faça a confissão sacramental para iniciar bem o tempo quaresmal.

    Quem sabe, após o carnaval, possamos, de fato, iniciar uma vida nova e colocar em prática aqueles planos que fizemos e ainda não conseguimos realizar. Estaremos no terceiro mês do ano, então não deixemos para depois aquilo que podemos fazer agora. Durante o retiro de carnaval, rezemos pela paz mundial, pela saúde dos enfermos — sobretudo pela saúde do Papa Francisco — e para que todos possam aproveitar o carnaval com moderação e em paz. Quem participa do retiro de carnaval e optou por não ir à folia reza por aqueles que decidiram pular o carnaval.

    Nossa Arquidiocese promoverá um retiro que acontece do Centro de Estudos do Sumaré, mas a tradição é que, a Renovação Carismática promove dias 2 a 4 de março, entre domingo a terça-feira de carnaval. Batizado de “Retiro de Água Viva 2025”, terá como tema: “Senhor, a quem iríamos nós?” (Jo 6,68a). O retiro será realizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Av. Chile, no Centro, com entrada pela Av. Paraguai, pois a Av. Chile, devido aos blocos de carnaval, estará fechada. O horário em todos os dias será das 8h às 17h30, com entrada gratuita. Pede-se, se possível, a doação de 1 kg de alimento não perecível. Esta será a 44ª edição do retiro, que acontece todos os anos e, neste ano, será realizado em um novo local.

    O retiro, como já é de costume, promete ser uma experiência transformadora para todos os participantes. Conforme dissemos, o retiro deve provocar uma mudança em nós. Devemos iniciá-lo de um jeito e chegar ao fim de outro. Ele deve nos aproximar mais de Deus e nos levar a pedir ao Senhor o perdão de nossos pecados. Durante o retiro, devemos rezar por nós mesmos e por aqueles que não estão presentes. É um momento para fazermos a experiência do deserto junto com Jesus e procurarmos vencer as tentações mundanas que possam surgir. Por isso, como já dissemos, é necessário estar no retiro por inteiro e realmente desejar vivê-lo. Aproveitemos essa experiência do deserto com Jesus, pois seguiremos nesse clima ao longo do tempo quaresmal.

    O retiro contará com presenças ilustres, como Dom Roberto — Vigário Episcopal para a Vida Consagrada (Arquidiocese do Rio), Padre Roger Luiz (Canção Nova), Vinícius Simões (RCC Brasil), Cláudio Costa (RCC RJ), Júlio Ribeiro (RCC Arq Rio) e Alexandre Bastos (Comunidade Pequeno Rebanho). Segundo Júlio Ribeiro, um dos coordenadores do evento, a mudança de local este ano visa atrair um maior número de pessoas. Ele estima um público em torno de cinco mil pessoas, justamente por ser um local de mais fácil acesso, mais amplo e com melhor visibilidade para todos.

    O tema central do retiro deste ano é a esperança, pois estamos no Ano Jubilar da Esperança e, ao longo deste ano, devemos confiar na misericórdia do Senhor. Conforme o tema do retiro nos lembra, devemos buscar a salvação somente no Senhor, pois somente Ele tem palavras de vida eterna. Durante este retiro, reafirmemos nosso compromisso como cristãos e batizados, pertencentes a Jesus Cristo e à sua Igreja.

    Eu mesmo celebrarei no último dia do retiro na Catedral. Espero por vocês! Façamos o esforço de participar deste retiro promovido pela Renovação Carismática de nossa Arquidiocese. Se não puder ir todos os dias, participe ao menos um ou dois. A entrada é gratuita, mas, se possível, leve 1 kg de alimento não perecível. Comecemos com o coração santificado o caminho quaresmal rumo à Páscoa do Senhor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here