Para saúde física, emocional e mental

    1. Educação alimentar. Conhecer profundamente o que vai consumir.
    2. Relacionamento. Se relacionar com quem aumenta a felicidade, que acrescenta o bem-estar em todos os sentidos da vida.
    3. Exercícios físicos. Principalmente a caminhada.
    4. Espiritualidade e terapia. Ambas proporcionam qualidade de vida, saúde física, emocional, mental, social e espiritual. Obtém a posse do autoconhecimento e a instrução para o excelente sono!

    Dra. Teresa Paiva é neurologista e especialista em medicina do sono, diretora do Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, diz sobre a importância do sono na capacidade e bem-estar das pessoas: está provado cientificamente que o sono é bom conselheiro no aspecto cognitivo e emocional”. “Se aprendemos qualquer coisa e dormimos a seguir, há uma taxa de melhoria de aprendizagem. E durante o sono há uma reorganização da informação do dia a dia que leva a uma melhoria cognitiva, pois grande parte de memórias desnecessárias é deitada fora. As essenciais são guardadas e organizadas”, acrescentou.

    E sobre as consequências de um mau sono disse a Dra. Teresa Paiva: “Dormir pouco é um risco social porque aumenta a violência, as más decisões, o número de doenças e de acidentes, aumenta a mortalidade precoce”.

    Quem não dorme bem se dá mal. Dormir menos que o necessário pode prejudicar o indivíduo dos pés à cabeça. O risco de morte se intensifica. Um estudo da “SLEEP” em que 1.741 homens e mulheres foram avaliados ao longo de 10 a 14 anos concluiu que os homens que dormiam menos de seis horas por noite apresentaram aumento importante no risco de mortalidade, mesmo depois de levar em conta diabetes, hipertensão e outros fatores.

    A contagem espermática diminui. Além do fato evidente de que a exaustão normalmente não propicia a atividade sexual, deixar de curtir suas horas de sono necessárias pode ter efeitos negativos sobre sua fertilidade.

    O tempo de sono recomendado para um adulto é de 7 a 8 horas. O sono é vital para a nossa saúde e até mesmo para o bom funcionamento do cérebro. Durante o sono, os neurotransmissores no cérebro reduzem sua atividade, sendo redefinido para níveis normais e regulares. Além disso, durante o sono, os radicais livres que se acumulam no cérebro durante o dia são limpos por enzimas especiais e as células nervosas se reagrupam.

    Vivendo os quatro programas acima citados, dormindo bem, o inconsciente produzirá sonhos criativos, a intuição manifestará invenções incríveis e o cérebro empreenderá projetos fantásticos. O sono é sagrado! É saúde física, emocional, mental, social e espiritual. Aprender viver com qualidade de vida é obter a posse de maior riqueza para o corpo, a mente e a alma!

    Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração,

    Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica   

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here