Suprimir as emoções pode transmitir risco de morte precoce, incluindo morte por câncer. Falar é terapêutico, eficaz ao bem-estar integral e libertador. Segundo diversos estudos, as pessoas que evitam falar como se sentem têm um maior risco de sofrer de câncer.
Palavras ditas encontram a libertação dos traumas, a cura da alma e a solução para viver de consciência tranquila e de paz no coração!
Cada vez mais tem se dado à importância de cuidar da saúde mental, deixando de ser um tabu e buscar ajuda profissional para viver com qualidade de vida. Neste contexto, a terapia é destinada para esta área de tratamento.
A palavra na terapia cura e proporciona a libertação da opressão, da depressão, da indignação e propícia o livramento dos males espirituais e a cura interior. Na terapia a palavra comunica saúde, dialoga em prol do bem-estar, a fala é na dinâmica terapêutica na função curativa e libertadora.
Na terapia se fala para desabafar os males, os traumas, se libertar da consciência doentia e obter a cura, a libertação e saúde da alma, da mente e do coração! A cura e a libertação na dimensão terapêutica abrangem a pessoa na sua totalidade, ou seja, na sua integralidade.
O princípio do processo de cura e libertação parte do desejo ardente de ser livre e curado. Quando não há o desejo de falar verdadeiramente de seus dramas e traumas, permanece num estado de prisão mental, “prisioneiro da mente doentia” e se torna incapaz de sair da própria caverna de pensamentos, sentimentos e emoções dolorosas e cruéis cárceres. Isso pode ser acometido devido a Alexitimia, o qual é uma condição mental onde há uma dificuldade de reconhecer e expressar emoções.
Na terapia a pessoa se encontra consigo mesmo, busca e toma posse do autoconhecimento, se conhece profundamente e obtém ferramentas para desconstruir as incompatibilidades, os dissabores, se libertar de relacionamentos tóxicos e consegui ter uma nova visão da vida, ou seja, novos horizontes na dimensão do amor, novos relacionamentos sadios, novas amizades frutíferas, novas características administrativas numa configuração econômica, profissionalismo produtivo e comunhão familiar enriquecedora.
A terapia auxilia evitar o deserto da alma, evita uma existência superficial, parcial, banal, infernal e uma inteligência artificial prejudicial. Com a terapia advém uma vida profunda, a posse do conhecimento, da sabedoria, um novo panorama e a funcionalidade libertária da virtualidade com as suas armadilhas boçais e mortíferas.
Fazer terapia é viver o bem-estar, com qualidade de vida, ser e ter a saúde física, emocional, mental, social e espiritual. Faz viver um renovado sentido para a vida de amor, de felicidade e de realizações empreendedoras.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica