O valor da terapia

    Na terapia psicanalítica você pode conversar o que quiser, sem ser criticado, censurado e sem ser julgado. Há de compreender que todo assunto é bem-vindo, que seja, curto ou longo, simples ou complexo. As pessoas falam na terapia sobre tudo o que é possível: “sobre os traumas, recalques, esperanças, sonhos, medos, desilusões, dores, constrangimentos nos relacionamentos, sobre a sua ansiedade, depressão, sobre mãe, pai, cônjuge, sobre o que consideram fracassos, insegurança, ganhos e perdas, sobre os seus encontros, desencontros, reencontros, total liberdade para falar sobre tudo”.

    A abordagem relacional não é apenas o amor da sua vida, mas todos os relacionamentos que você tem na vida, com seu cônjuge, família, amigos ou colegas de trabalho e da instituição educacional. É recomendado abordar sobre relacionamentos com os quais você se sente confortável, pois isso vai ajudar a compreender o que está dando certo na sua vida, o que pode melhorar e ser mais assertivo.

    A terapia é um espaço sagrado, o lugar para expressão mais íntima, de caráter confidencial e de ética radical e profissional. O tratamento psicológico, na completude terapêutica, tem o seu lugar seguro, respeitoso, de total confiança e confidencialidade, onde você pode conversar sobre qualquer coisa e desabafar o seu mais profundo do seu interior.

    O que mais você precisa do seu psicanalista é que ele possa escutar tudo que tem a falar para se curar, se libertar e mudar. Nesta configuração, o desbravar de novos horizontes! Uma nova visão na dimensão da plenitude do sentido da vida. A psicanálise é uma terapia em prol de uma nova vida.

    Segundo a renomada terapeuta Dra. Sol Rapoport, conselheira familiar e de relacionamento da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. “Eu digo aos meus pacientes para pensarem no tratamento como uma espécie de ‘sala de necessidade’, como em Harry Potter – lá você consegue o que precisa naquele determinado momento, e às vezes o que é necessário naquele momento é simplesmente alguém que nos ajudará desempacotarmos as coisas”.

    Dicas terapêuticas para o bem-estar. Mudanças maravilhosas trazem consigo sentimentos maravilhosos. Evolução boa, progride para a excelência de pensamentos, palavras e atitudes incríveis. Usar as redes sociais em prol de obter benefícios para saúde, educação, criatividade, empreender projetos, delas tomar posse para obter mais conhecimento, sabedoria e viver com prosperidade. Buscar conhecimento sobre o bem-estar. Praticar atividades físicas, esporte, jogos pedagógicos, terapia, ler, lazer, hobby, amizades enriquecedoras, turismo histórico (conhecer cidades histórica e museus), turismo religioso (conhecer Santuários, Igrejas Históricas, Mosteiros e Caminhos de Peregrinações), buscar profunda sabedoria na espiritualidade. Todo esse contexto flui a qualidade de vida, ou seja, saúde física, emocional, mental, social e espiritual. O valor da terapia e seus resultados são imensuráveis!

    Prof. Dr.  Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    Fontes:

    https://solrapoport-com.translate.goog/what-we-do?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

    https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=17769

    GREENSON, R.R. A técnica e a prática da psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1981.

    Zimerman, David E. Manual de técnica psicanalítica [recurso eletrônico]: uma revisão / David E. Zimerman. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here