O Dr. Sigmund Freud foi um dos intelectuais mais influentes do século XX. Em 1930, o Dr. Freud foi agraciado com o Prêmio Goethe da cidade de Frankfurt, Alemanha, um reconhecimento por suas “realizações literárias e científicas notáveis”. O Dr. Freud era um médico neurologista. Com o tempo, ele se tornou o fundador da psicanálise, um método terapêutico inovador para compreender a mente humana e tratar transtornos mentais. Além de suas grandes teorias da psicologia humana, ele também foi um escritor prolífico, publicando mais de 320 diferentes livros, artigos e ensaios.
A interpretação dos sonhos. O Dr. Freud frequentemente identifica este livro como seu favorito, e ele passou a se tornar um clássico perene na história da psicologia. O livro apresenta a teoria de Freud em que os sonhos representam desejos inconscientes disfarçados pelo simbolismo. Se você estiver interessado em aprender mais sobre a abordagem de Freud sobre os sonhos e o inconsciente, esse livro é uma leitura obrigatória.
Dr. Sigmund Freud (1856-1939), foi médico neurologista austríaco, professor, pesquisador, arqueólogo do inconsciente, escritor premiado e ínclito criador da psicanálise.
O Dr. Sigmund Freud, é conhecido por suas teorias sobre a mente humana, especialmente o inconsciente, e por suas contribuições para a psicologia, psiquiatria e a psicoterapia. Suas ideias, embora polêmicas, tiveram um impacto profundo no pensamento ocidental, influenciando diversas áreas como literatura, pedagogia, sociologia, arte e filosofia.
O Dr. Freud Estrutura da mente humana em Id, Ego e Superego. Ele dividiu a mente em três partes: o Id, movido pelo princípio do prazer e impulsos básicos; o Ego, responsável pela interação com a realidade; e o Superego, que representa a internalização de normas morais. ele transformou para sempre o estudo da psicologia ao introduzir conceitos revolucionários, como o inconsciente, os mecanismos de defesa e a estrutura tripartida da mente (id, ego e superego).
O impacto do seu legado é fenomenal. Apesar das críticas, Dr. Freud deixou um legado significativo. Suas ideias sobre o inconsciente, a importância da infância e a influência de conflitos internos continuam a moldar nossa compreensão da mente humana e a prática clínica. A psicanálise, como método de tratamento, foi a primeira a abordagem terapêutica mais difundida, ainda é praticada e estudada internacionalmente.
A humanidade deve muito ao médico neurologista Dr. Sigmund Freud pela descoberta do inconsciente. Apesar das transformações sociais, culturais e tecnológicas dos últimos 120 anos, o método psicanalítico criado pelo Dr. Freud para lidar com o mal-estar inerente à condição humana, continua sempre atual.
A morte restringiu apenas a presença física do Dr. Sigmund Freud, mas não o seu legado e pensamentos. Até hoje carregamos suas reflexões e sentimos o peso de suas ideias refletindo em nosso próprio tempo. O mundo está repleto de seus discípulos e a psicanálise atuante nos consultórios, nas clínicas, nos hospitais, nas casas de tratamentos de dependentes químicos, cursos nas universidades, faculdades, nas associações e sociedades psicanalíticas.
Suas ideias, a grandiosidade de seu pensamento persiste até hoje, inspirando discussões no campo acadêmico e cultural. A psicanálise vai muito além de tudo isso, desbravando com potencialidades novos horizontes.
Elizabeth Roudinesco é considerada a historiadora mais importante do campo da psicanálise, a psicanalista francesa é graduada em letras e linguística pela Sorbonne, mestre e doutora pela Universidade de Paris VIII. Publicou História da psicanálise na França e as premiadas biografias Jacques Lacan e Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. É professora na Universidade de Paris VII. Elizabeth Roudinesco defende uma leitura crítica e contextualizada da obra freudiana, a fim de compreender seu legado e seu impacto na compreensão da mente humana e da cultura contemporânea.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em neuropsicologia pela Minas Faculdade-MG.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
Fontes:
ROUDINESCO, E. Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Tradução André Telles, Ed. Zahar, Rio de Janeiro, 2016.
GAY, Peter. Freud: Uma vida para o nosso tempo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/02/cultura/1441210297_491115.html