Novena de Nossa Senhora Aparecida

    Teve início no último dia 3 de outubro, a novena em honra a Nossa Senhora Aparecida. Podemos acompanhar a novena através dos meios de comunicação, além de podermos realizá-la em nossa casa ou em nossas comunidades. Até mesmo sozinhos é possível fazer a novena. O importante é sempre lembrar da Mãe de Jesus e preparar com alegria a sua solenidade.

    O intuito das novenas, seja de Nossa Senhora Aparecida ou de algum outro santo, é preparar para a grande solenidade que se aproxima. Aliás, preparar a festa já é celebra-la. Do mesmo modo que nas nossas casas quando vamos dar uma festa, a preparamos dias antes, limpando, comprando móveis novos, enfeitando. A novena tem quase o mesmo sentido, pois somos convidados a celebrar a festa daquele santo de maneira renovada.

    A Novena de Nossa Senhora Aparecida é muito popular. A cada ano se espera com ansiedade qual será o tema da novena daquele ano. As paróquias se unem e realizam a novena em grupos. Além daquilo que se realiza nas paróquias, nós somos convidados a fazê-la em famílias, formando grupos e futuras pequenas comunidades tornando capilar nossa presença na cidade. Nós brasileiros temos um carinho especial por Nossa Senhora Aparecida, por ela ser a padroeira do Brasil. É claro que temos um carinho especial por todas as invocações marianas, pois todas elas são a mesma Mãe de Jesus, só que com títulos diferentes.

    O mesmo acontece antes das solenidades de outros santos: as paróquias preparam o tríduo, novena ou até trezena. Em especial, na nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro temos a trezena de São Sebastião, padroeiro de nossa Arquidiocese e de nossa cidade. É um tempo de preparar o nosso coração e a nossa vida para a grande festa.

    Todos os anos a novena de Nossa Senhora Aparecida tem um tema específico que nos ajuda a rezar. Quando rezamos a mãe, Ela nos conduz ao Filho, pois como no episódio das bodas de Caná da Galileia, Nossa Senhora sempre diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Por isso, quando rezamos a Nossa Senhora ou a algum Santo, pedimos a intercessão deles, mas quem opera o milagre é Deus.

    O tema da novena para esse ano de 2023 tem a ver com aquilo que a Igreja, em particular no Brasil, vem celebrando. Estamos no Ano Vocacional aqui no Brasil. Peçamos a Mãe de Jesus que tenhamos muitos operários na messe, pois a messe é grande e os operários são poucos. Diante disso, o tema escolhido especificamente para esse ano foi: “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.

    Maria é a primeira discípula e estava presente junto com os apóstolos em Pentecostes. Quando Jesus aparece, sopra sobre eles o Espírito Santo e os envia em missão. Nossa Senhora é a protagonista da missão. Ela acompanha todos os missionários, por isso, o mês de outubro é o mês do Rosário e das Missões, pois a missão se faz com o terço na mão. Peçamos a Nossa Senhora, que tenhamos dentro de nós o ardor missionário e sejamos fiéis anunciadores do Reino de Deus.

    A vocação é uma chamado Divino e, como um chamado de Deus, Ele espera uma resposta nossa. Existem diversos tipos de vocação, como recordamos sobretudo no mês de agosto. Mas, uma vocação em especial está implícita em nós, em nossos corações e que se confirma com o nosso batismo: somos convidados a ser sacerdotes, profetas e reis e testemunhas de Jesus Cristo. O Senhor nos envia cada um de nós, independentemente de ser religioso ou religiosa, padre ou freira, um convite a anunciar o Reino de Deus, o Senhor espera o nosso “sim”.

    Esse ano, em particular no Santuário Nacional de Aparecida, o Arcebispo Metropolitano de Aparecida convidou os bispos que compõe a Arquidiocese de Aparecida, presentes na região do Vale do Paraíba. Os bispos normalmente presidem a novena da noite, às 19h. A novena da tarde, às 15h, os padres do Santuário Nacional presidem a celebração. No último dia da novena, Dom Orlando Brandes presidirá a celebração.

    Em cada dia da novena de Nossa Senhora Aparecida será recorda uma vocação — lembrando que, antes de tudo, a vocação maior ao qual somos chamados é a vocação ao amor. Temos que amar os nossos semelhantes e cabe a cada um de nós tornar esse mundo melhor, sem violência e sem guerras. Todos nós fazemos parte da Igreja através do nosso batismo, por isso, cada um de nós, por mais que ainda não tenhamos descoberto uma vocação específica, temos dentro de si, a partir do batismo, a vocação ao amor.

    Ainda dá tempo de participar da Novena de Nossa Senhora Aparecida. Procure a sua comunidade paroquial, adquira o livrinho e procure saber a que horas ocorre a novena em sua paróquia, caso seja num horário que não consiga participar, reúna os familiares e vizinhos e faça em casa ou até mesmo sozinho. O importante é pedir as bênçãos necessárias para a Mãe de Jesus.

    Que Nossa Senhora Aparecida abençoe a cada um de nós, o Brasil e o mundo e que haja menos guerra e violência, e mais amor no coração de todos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here