Natividade de São João Batista

               Celebramos no dia 24 de junho a festa litúrgica da natividade de São João Batista. É o único santo em que celebramos o nascimento e a morte, pois a maioria dos santos celebramos o dia em que morreram. São João Batista é muito celebrado, em especial aqui no Brasil, na famosa “Noite de São João”, em que se acende e abençoa-se a fogueira, além das festas juninas todos os finais de semana desse mês.

    A festa de São João Batista tem um grau de importância tão grande que é celebrada na noite (vigília) do dia 23 e ao longo de todo o dia 24 de junho. Na noite do dia 23 celebramos a Vigília de São João Batista, e é também quando se acende e abençoa-se a fogueira de São João.

    A festa de São João Batista acontece seis meses antes do Natal, pois se bem lembrarmos quando o Anjo Gabriel anuncia a Nossa Senhora que ela seria a Mãe de Jesus, ele diz que Isabel também estava grávida, e aquele já era o sexto mês de gravidez daquela que era considerada estéril. Nossa Senhora, após o Anjo deixá-la, vai às pressas visitar Izabel e fica três meses com ela.

    Ao chegar na casa de Zacarias e cumprimentar Isabel ela transmite a Isabel como ao menino que estava no ventre a força do Espírito Santo. Podemos perceber nesse momento o encontro de duas gerações e daquele que encerraria um ciclo, ou seja, Antigo Testamento e aquele que abriria um novo ciclo, o Novo Testamento. Percebemos também que João Batista foi escolhido desde o vente materno, a missão de João Batista já começa no ventre materno recebendo essa força do Espírito Santo.

    João Batista vivia no deserto, se alimentava daquilo que a natureza lhe oferecia e vestia roupas simples. João anunciava para todos que o Reino de Deus estava próximo e todos deveriam se converter, deixando a vida de pecado de lado e se aproximando da misericórdia de Deus. João Batista batizava com água, era um batismo de conversão dos pecados e depois viria Jesus que batizaria com a água e o Espírito Santo. João Batista foi o precursor, preparando o caminho para a vinda de Jesus Cristo. Algumas pessoas acreditavam que ele era o Messias, mas ele próprio afirmava que não era.

    Quando Jesus vai ao encontro de João para ser batizado, João num primeiro momento não queria batizá-lo, pois dizia, “como posso batizar o autor do batismo?”, mas, Jesus diz que era necessário que Ele fosse batizado para que a escritura se cumprisse. De fato, a partir do batismo Jesus iniciaria a vida pública e João se retiraria um pouco, pois conforme ele dizia: “É necessário que Ele cresça para que eu diminuía”.

    Como dissemos, São João Batista é um dos únicos santos que celebramos o nascimento e a morte, pois outros santos celebramos apenas a data da morte. Os únicos que celebramos nascimento e morte é Jesus e Nossa Senhora. O martírio de São João Batista é celebrado em 29 de agosto.

    A missão do profeta era anunciar a verdade e denunciar aquilo que via de errado, ou seja, as injustiças e o pecado. João sendo profeta fazia isso, inclusive a sua morte se deu por isso, por denunciar as coisas erradas. João já anunciava aquilo que de fato é o Reino de Deus: Paz, perdão, amor e misericórdia e estimulava as pessoas a deixarem de lado o pecado e aderirem ao Reino de Deus que seria mais concretamente realizado por Jesus.

    O significado do nome João é: “presente de Deus”, de fato, ele foi um presente para Isabel e Zacarias que já de idade avançada e considerados estéreis conceberam por um milagre de Deus João Batista. Ele foi um presente de Deus para Israel também, pois Ele preparou o povo para a chegada do Messias. Lembremos também no dia de São João Batista de todos aqueles que trazem João em seu nome, para que de fato sejam um presente de Deus na vida dos outros.

    Para Jesus, João Batista é o maior de todos os profetas do Antigo Testamento, ele faz o elo entre o Antigo e o Novo Testamento. João viu e batizou Jesus, cuja vinda foi esperada durante todo o Antigo Testamento. Jesus sabia e conhecia tudo aquilo que João fazia e desejava ser batizado por João, mesmo cumprindo assim um mandato divino.

    Jesus inicia a sua pregação em um ambiente pré-aquecido pela pregação de João Batista, pois João preparou todo o povo para acolher o Messias que chegaria. Cada um de nós nos dias de hoje pode ser como São João Batista e anunciar Jesus Cristo onde estivermos: na escola, na comunidade, no trabalho e no bairro. O mundo de hoje precisa muito de pessoas como João Batista, corajosas para anunciar a verdade e denunciar as injustiças e para que as pessoas possam ter mais paz e amor no coração.

    Celebremos com alegria a natividade de João Batista nesse dia 24 de junho. Que a exemplo dele possamos ser profetas nos dias de hoje, imbuídos pela força do Espírito Santo que recebemos no batismo.

             Celebremos a festa de São João Batista, já nos preparando para daqui há seis meses celebrarmos o Natal do Senhor. Que a exemplo de João Batista sejamos anunciadores do Senhor que se encontra no meio de nós.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here