Missão cumprida

    Celebramos a Festa da Ascensão do Senhor, momento culminante de Jesus Cristo em sua missão salvadora. A volta de Cristo para o Pai significa “missão cumprida”, ficando agora, nas mãos dos cristãos, a continuidade do processo histórico da salvação. Isso toma corpo quando o Senhor mesmo diz aos apóstolos: “Ide e evangelizai, e estarei sempre convosco” (cf. 28,19-20).
    O cumprimento da missão acontece na vida concreta da comunidade cristã, naquilo que faz acontecer o bem para as pessoas. É o que pede a Campanha da Fraternidade deste ano, falando de Igreja e Sociedade. O objetivo principal é a construção de tudo que favorece o sentido pleno da vida em nosso país. Para isto temos que investir na formação de agentes, instrumentos de transformação.
    Em Uberaba, nos locais de unidade de saúde, estão sendo realizadas Assembleias para dar consciência aos participantes do valor da Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer na data de 19 a 21 de junho. É necessário apresentar propostas para melhorar a saúde no Município, no Estado e na União. Também para escolher delegados que deverão participar da referida Conferência.
    Não podemos dizer de “missão cumprida” se não damos atenção a esses momentos importantes que acontecem perto de nós, principalmente em nosso bairro. Não ficar, egoisticamente, fechados no mundo individualista. As organizações são importantes, mas temos que participar e dar a nossa contribuição.
    É determinante enfatizar e enfrentar a luta do poder do bem contra o poder do mal. Não deve ser o contrário, dando mais destaque à força do mal. O aumento da violência não pode ocasionar desânimo na luta por grandes mudanças na sociedade. Cada pessoa deve fazer a sua parte na construção do bem.
    Em tudo dito acima é importante pensar na unidade. Por isto é celebrada a Semana de Oração pela Unidade dos cristãos. O momento não é de ficar olhando para o alto a fim de encontrar Cristo ressuscitado, mas encontrá-lo no irmão que sofre ao nosso lado, oferecendo a ele, de forma fraterna, as condições necessárias para sua sobrevivência e dignidade.