Minhas Experiências de Retiros

    Realizei vários retiros espirituais. O primeiro foi no Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro. Fui tocado profundamente pela espiritualidade beneditina. Fiz o retiro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola em São Conrado, Rio de Janeiro (Casa de Retiros Padre José de Anchieta). O ‘Mês de Nazaré’ da Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas-espiritualidade de Charles de Foucaud, no Mosteiro da Anunciação-Goiás /GO. E o retiro fundamental de silêncio no Foyer de Charité – Marthe Robin, em Mendes/RJ.
    Em minha caminhada espiritual, busquei conhecer nas minhas estadias as ricas espiritualidades da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs, como também das antigas religiões.
    São inesquecíveis as minhas experiências abissais nos seguintes mosteiros: trapistas, cartuxos e beneditinos. Assim como também o dia de deserto na espiritualidade foucauldiana.
    A busca da vida sobrenatural só pode ser encontrada em Deus. A jornada passa pelo silêncio, deserto, oração, jejum, meditação, estudo da Palavra de Deus e o fogo do Espirito Santo!
    Escreve o arqui-abade da famosa comunidade de mosteiros de Beuron, na Alemanha, Dom Benedikt Baur: “O sentido último da nossa vida eleva-se, assim, infinitamente acima da esfera natural da nossa humanidade e de todas as aspirações e possibilidades da nossa natureza” (1).
    Tudo se faz sentido no amor de Deus. O místico Charles de Foucauld clamava: “Deus é para mim uma necessidade de amor” (2).
    Os retiros espirituais são tempos de graça e aprofundamento para vida espiritual, tendo em vista as tarefas seculares, o trabalho na comunidade, os cuidados familiares e a salvação da nossa alma.
    Quais os tesouros que podemos encontrar nos autênticos retiros espirituais?      
    1)    Sentido para vida espiritual e secular. Motivação e progresso no sobrenatural e no eclesial. Conhecer e viver as três vias: purgativa, iluminativa e unitiva.
    2)    Curas, libertação e verdadeira felicidade.
    3)    Alimento para o carisma da nossa espiritualidade no patamar da fé, da esperança, do amor e do perdão.
    O ser humano foi criado para louvar, adorar, amar e servir o bom Deus e, os retiros espirituais são ferramentas para este fim.  Faça vários retiros de modalidades diferentes e algo muito impactante acontecerá em sua vida. 
    Pe. Inácio José do Vale
    Professor de História da Igreja
    Instituto de Teologia Bento XVI
    Sociólogo em Ciência da Religião
    Pregador de Retiros Espirituais
    Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas
    E-mail: pe.inacio.jose@gmaisl.com

    Notas:
    (1) Baur, Benedikt, A vida espiritual. São Paulo: Quadrante, 2004, p. 5.
    (2) Oração do abandono, beato Charles de Foucauld.