Maria e José

    A liturgia deste quarto domingo do advento nos apresentaram as figuras maiúsculas de Nossa Senhora e de São José.
    Nossa Senhora, que nestes dias a liturgia chama de Nossa Senhora do Ó, nos introduz no mistério do Natal. Uma mulher que soube assumir a vontade de Deus com disponibilidade, que é a Imaculada Conceição, e que nos traz o Salvador do gênero humano.
    A Virgem Maria nos convida a admirar o que o Senhor operou nela e a acreditar na vitória da vida onde nós só enxergamos sinais de morte.  No Natal, Deus vem ao encontro dos homens para oferecer a Salvação.  Esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível   para o acolher e para abraçar a sua proposta.
    Nossa Senhora está sempre atenta aos apelos de Deus e   responde com um “sim” generoso de total disponibilidade…  Esse “sim” torna possível a presença salvadora de Deus no mundo. Para nós, nestes dias em que antecedem ao Natal, fica aquela pergunta clássica: Será que eu sou capaz de dizer “sim” todos os dias, de forma que, através de mim,  Deus possa nascer no mundo e salvar os homens?
    São José é um homem a quem Deus envolve nos seus planos misteriosos, mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. Deste homem justo nós devemos nos questionar:Será que eu sou capaz de acolher os projetos às vezes misteriosos de Deus,   com a mesma disponibilidade de José, em obediência total a Deus?
    Miremos em Maria e José e como eles aceitaram o mistério grande de nossa salvação nos coloquemos envolvidos neste ambiente de graça e de expectativa natalina, redentora. Nestes dias que nos separam do Natal fica aquela certeza de que a celebração do nascimento de Jesus deve ser uma festa em que nosso coração é chamado a ser “manjedoura”, a se abrir ao mistério divino. Por isso, depois de celebrarmos a novena preparatória ao Natal, é a hora de procurar a graça de Deus, a graça sacramental, para viver um Natal renovando na santidade e na graça.
    Que a Luz bendita do menino-Deus encha nosso coração e nossa vida, iluminando o nosso novo ano de 2014. Eis que vem o desejado de todas as nações: ele encherá de glória a casa do Senhor (Ag 2,8).