Lectio Divina

    O mês de setembro é dedicado a Palavra de Deus e ao longo desse mês somos convidados a meditar a Palavra de Deus. É claro que devemos meditar a Palavra todos os dias do ano, mas em especial nesse mês de setembro. Uma das formas de meditarmos a Palavra é por meio da lectio divina, que é a leitura orante da bíblia.

    Para realizar a Lectio Divina é necessário um preparo prévio, ou seja, preparar-se bem espiritualmente e preparar o ambiente. Colocar a Bíblia em destaque, acender uma vela, sentar-se e pedir a luz do Espírito Santo para compreender as palavras que for meditar. A lectio divina exige uma certa concentração, ou seja, deve-se evitar distrações e barulhos por perto. Escolher um texto bíblico, pode até ser o Evangelho da missa do dia, ler o texto a primeira vez e interiorizar aquilo que foi lido, ler uma segunda vez e tirar do texto as palavras que mais chamaram a atenção. Após isso, escolher uma palavra que vai guiá-lo ao longo de todo o dia e, se possível, ler o texto uma terceira vez.

    A Lectio Divina deve ter no mínimo a duração de meia hora, não pode ser feita de maneira rápida e correndo, por isso, tem todo um preparo e exige meditar o texto bíblico no mínimo três vezes. É recomendável que seja feita pela manhã ou à noite e pode ser realizada sozinho ou em grupo com a família ou amigos. Aí pode-se ler o texto umas três ou quatro vezes, e cada um diz a frase que mais lhe chamou a atenção do Evangelho. E ainda, o grupo escolhe a frase que vai pautar aquele dia, ou se a lectio divina foi realizada à noite, escolher a frase que vai pautar o dia seguinte.

    A lectio divina pode ser realizada ao longo de todo o ano, é até bom que seja, pois temos que criar o hábito de meditar a Palavra de Deus, mas ela pode ser feita em especial nesse mês dedicado a Palavra de Deus. Esse é o momento para tirarmos a Palavra de Deus da prateleira e quem sabe começar a meditar a Palavra todos os dias do ano e iniciando os filhos na fé e fazendo com que obtenham o gosto de meditar a Palavra.

    Quando fazemos a lectio divina diariamente nos alimentamos da Palavra e preparamos o nosso interior para receber a Eucaristia. É como os discípulos de Emaús que após ouvirem a palavra proclamada por Jesus e a explicação daquilo que Ele disse, o coração e a mente deles se abriu e o reconheceram ao partir o pão. Quando participamos da celebração missa temos que interiorizar a palavra proclamada e somos convidados a nos alimentarmos de duas grandes mesas, a da Palavra e a da Santa Eucaristia. Por isso, se meditarmos a Palavra de Deus em casa diariamente por meio da lectio divina, estaremos nos alimentando da Palavra e preparando o nosso coração para nos alimentar da Eucaristia.

    A lectio divina é uma prática muito antiga, seu início data-se do século III, por volta do ano 220, praticado por monges católicos. Especialmente com as regras monásticas dos santos Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento. O tempo diário dedicado à Palavra de Deus sempre foi grande e no melhor momento do dia. Ou seja, por isso, o tempo dedicado a lectio divina deve ser no mínimo de trinta minutos e o melhor momento do dia é pela manhã.

    Conforme foi tratado ao longo do Concílio Ecumênico Vaticano II, os bispos conciliares nos dizem que conhecer a Escritura Sagrada é conhecer a Cristo. Na Sagrada Escritura está contida toda a história da salvação e nela se manifesta o desejo de Deus Pai em salvar a humanidade, e essa salvação conclui-se na revelação de Jesus Cristo. Ele convida a todos que se convertam e cumpri o plano salvífico de Deus ao se entregar na Cruz.

    Já dizia o Papa Bento XVI, a lectio divina deve ser precedida da oração, por isso, é preciso antes de meditar a Palavra rezar ao Espírito Santo pedindo luz e entendimento naquele momento e ao final, após a meditação, rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.

    Existem diversos documentos da Igreja que tratam sobre a importância da lectio divina na vida da Igreja e de cada fiel. Um desses documentos é a Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Ecumênico Vaticano II, outro documento é a Exortação Apostólica Pós Sinodal Verbum Domini, de autoria do Papa Bento XVI publicada no ano de 2010. Esses documentos falam que além de meditar a Palavra, por meio da lectio divina, temos que estudar a Palavra e buscar compreendê-la. Buscar entender o que aquele texto sagrado tem a nos dizer. Inclusive ao longo da celebração Eucarística, sobretudo na homilia, o sacerdote deve explicar as leituras que foram proclamadas para que a Palavra penetre no coração de cada fiel.

    Portanto, meus irmãos, ao longo desse mês de setembro busquemos meditar a Palavra de Deus por meio da lectio divina, e não somente ao longo desse mês, mas durante todos os outros. E além de meditar a Palavra que possamos estudar a Palavra de Deus para compreendê-la melhor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here