O Dr. Freud, pode explicar o porquê de tantas mentiras, agressões e baixaria na política? Falta de caráter, de conteúdo e de terapia!
Já expliquei que: “O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver”
“Diga-me com quem andas que eu direi quem tu és”. Nunca parou para pensar que atraímos todos aqueles que espelham internamente a nós mesmos? Fazendo uma analogia, é como se um ímã recolhesse o ferro em uma imensidão de areia.
Embora não seja regra, é comum explicar o caráter de alguém com base no círculo dela. Se uma pessoa tem amigos com desvio de caráter, certamente tem algo que faz parte do seu meio. Da mesma forma que alguém com um bom caráter se cerca de pessoas semelhantes. Suas companhias revelam quem você é. Na companhia de indivíduos honestos, flui honestidade, na companhia de corruptos, apega-se à corrupção.
Freud é considerado por muitos como uma das mentes mais brilhantes do século XX, e seu trabalho no estudo da mente humana foi um dos precursores de todo um movimento que, atualmente, nos permite entender que a saúde mental de qualquer pessoa é tão importante quanto sua saúde física.
Para John Kihlstrom, Ph.D., psicólogo americano e crítico de Freud, o psicanalista austríaco teve uma influência maior na cultura do século XX do que Einstein, Hitler, Lenin, Roosevelt, Kennedy, Picasso e até mesmo os Beatles. Essa influência é confirmada também pelo mais famoso crítico literário do mundo, Prof. Dr. Harold Bloom, que inclui Freud em sua lista dos autores mais importantes de toda a história da literatura ocidental.
Quem foi Freud? Sigmund Freud (1856-1939), foi um médico neurologista, psiquiatra austríaco, professor, pesquisador, arqueólogo do inconsciente, escritor premiado e ínclito criador da psicanálise.
“Não há nada no mundo mais vergonhoso do que se estabelecer em mentiras e fábulas”. “A formação do caráter deve ser o objetivo principal de todos”, afirmou Johann Goethe (1749-1832) foi um polímata, autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.
Goethe foi um gênio da literatura e um gigante do pensamento humano, muitas vezes comparado a literatos como William Shakespeare e Dante Alighieri. Obras como Fausto e Os Sofrimentos do Jovem Werther marcaram sua época, e são lidas, com razão, até hoje. Ele conciliou um amor pela liberdade individual, a liberdade de consciência e a liberdade de mercado.
“Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar”. “Os usurpadores conduzem ou escolhem sempre esses tempos de perturbações para fazerem passar, graças ao espanto público, leis destruidoras que o povo não adotaria jamais em situação normal”, declarou Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor, compositor autodidata genebrino e um precursor do romantismo.
Politicamente, expõe suas ideias no Do contrato social, publicado em 1762. Procura um Estado social legítimo, próximo da vontade geral e distante da corrupção. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através de um corpo político dos cidadãos.
Finalizo com o pensamento do ínclito Dr. Freud: “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas”. Aconselho se cercar de indivíduos sábios, honestos, empreendedores, profissionais qualificados, de fé e de verdadeiros amigos!
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral – CAP
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – Araras/SP.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica