“Do Egito chamei o meu Filho” (Mt 2,16)
Irmãos e irmãs, celebramos nesse domingo dia 28 de dezembro, a Festa da Sagrada Família de Nazaré, celebrada no domingo seguinte ao Natal, caso o Natal caia num domingo a festa da Sagrada Família é celebrada na sexta-feira seguinte dia 30. Nesse ano de 2025 no caso a festa é celebrada no domingo e teremos um motivo a mais para celebrar, pois na celebração desse domingo a Igreja encerrará o ano jubilar da esperança e da misericórdia.
Portanto, meus irmãos, se possível participe das missas desse domingo, inclusive a missa oficial do encerramento do ano jubilar da esperança e da misericórdia que acontecerá na Catedral. Participar de um ano jubilar é uma grande graça e temos essa graça a cada vinte e cinco anos, por isso, aproveitemos e participemos ativamente. Além dos anos jubilares a Igreja decreta alguns anos jubilares extraordinários, como provavelmente acontecerá em 2033 recordando os dois mil anos da morte de Jesus.
A Festa da Sagrada Família está dentro do período da Oitava do Natal que se segue até o dia 1° de janeiro, é como se todos os dias desse período fosse natal, mais um motivo para participarmos da missa todos os dias nesse período.
A Sagrada Família deve ser um exemplo para nós, não quer dizer que eles eram a família perfeita, é claro que eles tinham as dificuldades diárias como toda família tem, mas temos que aprender da Sagrada Família a enfrentar as dificuldades diárias. Conseguiremos vencer essas dificuldades por meio da oração e da fé em Deus. Em nenhum momento José e Maria titubearam na fé, mas por meio da fé, eles conseguiam passar pelos momentos difíceis. Outra coisa que não faltava na Sagrada família era o amor, o amor mútuo quem um tinha para com o outro e esse amor levava a compreensão e juntos buscavam a solução para os problemas.
Sigamos o exemplo da Sagrada Família e que em nosso lar não falte o amor e a fé. Podemos ter em casa uma imagem da Sagrada Família, para que a família de Nazaré abençoe o nosso lar. Que a nossa família seja a Igreja doméstica, ou seja, ensinemos aos filhos e netos as orações cristãs, ensinar a rezar o terço e a ler a Bíblia. Com certeza, Nossa Senhora ensinou a Jesus as orações do Judaísmo e José ensinou sobre a Torah. O mundo precisa de paz e essa paz pode começar a ser construída da nossa família, sendo sinais de Deus rezando pelo mundo inteiro. Que assim como a Sagrada Família, a nossa família seja exemplo de fé e de amor a Deus para as demais.
A primeira leitura da missa da Sagrada Família é do livro do Eclesiástico (Eclo 3, 3-7. 14-17a), essa leitura fala sobre o quinto mandamento da lei de Deus, e diz que devemos honrar pai e mãe e cuidar deles até o leito de morte. Não podemos abandonar os pais quando eles chegarem na velhice ou começarem a perder a lucidez, mas devemos estar junto deles até ao dia de sua morte. Honrando e cuidando dos pais até a morte, receberemos a recompensa da vida eterna. Aquilo que desejamos para nós devemos fazer para o próximo, com certeza não queremos que os filhos nos abandonem e esqueçam de nós, por isso, a mesma atitude deve ser feita aos pais. Os pais são o exemplo para os filhos, se cuidar bem de seus pais, os seus filhos cuidarão bem de você, se maltratar e não cuidar de seus pais, os filhos terão a mesma atitude.
O salmo responsorial é o 127 (128), que nos diz em seu refrão: “Felizes os que temem o Senhor e trilham os seus caminhos”. Temer ao Senhor, não é ter medo de Deus, mas respeitá-lo e respeitar os mandamentos que ele colocou para nos orientar. Trilhar os caminhos do Senhor é respeitar os mandamentos e um desses mandamentos é honrar pai e mãe. Respeitando os mandamentos da lei de Deus seremos felizes e aqueles que estão ao nosso lado também serão.
A segunda leitura da missa é da carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3,12-21), Paulo diz na Carta aquilo que não pode faltar numa família, num lar, que é o amor mútuo entre pais e filhos. É o amor que sustenta um matrimônio e uma família, por meio do amor é possível dar e receber o perdão, dialogar, ensinar os preceitos da fé e da vida. Se os filhos nascem num lar onde existe o amor, eles vão oferecer esse amor onde estiverem, agora se crescerem num lar onde só existe brigas e não há espaço para o amor e para o perdão serão agitados onde estiverem.
O Evangelho é de Mateus (Mt 2, 13 -15. 19-23), esse trecho do Evangelho de Mateus relata a fuga da Sagrada Família para o Egito, ou seja, após a visita dos pastores ao Menino Jesus e Herodes ficar sabendo que os pastores fizeram outro caminho e não retornaram a ele, Herodes fica revoltado e manda matar todas as crianças do sexo masculino, de zero a dois anos, a fim de encontrar numa dessas crianças o Menino Jesus. São os chamados “Santos Inocentes”, que morreram sem sequer poderem se defender e celebramos em 28 de dezembro.
O Anjo do Senhor aparece a José e pede para que ele pegue Maria e o Menino Jesus e fujam para o Egito e fiquem por lá até que ele mande regressar e a fúria de Herodes passe. José ficou lá com Maria e Jesus até a morte de Herodes e para se cumprir a profecia: “Do Egito chamei meu filho”. Após a morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse para ele voltar com Maria e o Menino para a terra de Israel, pois quem queria matar o Menino já havia morrido. José pegou Maria e o Menino e entrou em Israel. José ficou sabendo que quem estava governando Israel era Arquelau, filho de Herodes, e com medo dele também querer matar o Menino, José vai com Maria e Jesus para a Galiléia, na cidade de Nazaré. Isso aconteceu para que também se cumprisse a profecia que dizia: “Ele será chamado Nazareno”.
José era aquele que cuidava da família de Nazaré, era o “chefe da casa”, o pai zeloso, que cuidava com amor e carinho da mãe e do filho. Que nas famílias de hoje possam existir muitos José, que cuidem com amor zeloso de suas famílias. Que nas famílias de hoje possam existir de igual modo muitas “Marias” que meditem e guardem tudo em seu coração e cuidem com amor de seu marido e filhos. E ainda, que nas famílias de hoje, os filhos possam respeitar com amor e carinho os seus pais, cuidando e zelando deles até na velhice.
Celebremos com alegria a Festa da Sagrada Família de Nazaré, se possível participemos da celebração Eucarística nesse dia e que a Sagrada Família nos inspire para que o nosso lar seja repleto de paz, amor e compreensão. Participemos ainda do encerramento do ano jubilar da esperança e da misericórdia e renovemos em nós a esperança na misericórdia do Senhor.



