Fazer terapia psicanalítica é para viver com qualidade de vida. Você merece viver feliz, com saúde física, emocional, mental, social e espiritual. O bem-estar integral é tudo!
A terapia psicanalítica atua como uma forma de permitir que a pessoa consiga falar de seus medos e inseguranças. Trata-se de um espaço em que ela pode desabafar suas questões mais incômodas com a tranquilidade de não ser julgado ou criticado. No decorrer da terapia esses sentimentos vão perdendo força, tornando-se menos angustiantes, à medida que outras perspectivas mais positivas vão surgindo, possibilitando uma sensação de liberdade, de fortaleza, de alegria, de motivação, de ternura e de novos horizontes que vão surgir. Isso valoriza os aspectos saudáveis em si e desenvolvem os pontos que vão contribuir para a realização pessoal e a satisfação do bem viver.
Tudo aquilo que não conseguimos traduzir em palavras, tudo aquilo que não conseguimos colocar para fora vai para o campo do real, se instala no corpo. Não é à toa que muitas pessoas padecem de problemas físicos de saúde que não são detectados em exames médicos. Não é à toa que muitas pessoas sofrem de pensamentos obsessivos e possuem tiques que roubam o tempo, a energia e a própria vida. Muitas atitudes inconvenientes, repetidas e doloridas são devidas as chagas contidas na alma. Resta tão somente para o analisado que relate, verbalize na terapia psicanalítica. “O único problema que não pode ser resolvido é aquele que você tenta esconder”. Isso chama alexitimia. O que é alexitimia? É uma condição em que a pessoa tem dificuldade em identificar, descrever e expressar suas próprias emoções.
Realizar terapia psicanalítica é um processo consistente, progressivo e individual. Todavia, geram resultados gloriosos, nos ajuda a desconstruir fantasias, inclusive as que temos a respeito de nós mesmos. Ela nos ajuda a ter um olhar mais crítico sobre nós mesmos e a construir uma modalidade de vida sólida, eficaz e nos ajuda a lidar com nossas crises existenciais.
O objetivo da terapia psicanalítica é bem-estar, a saúde psicológica, o autoconhecimento adquirido numa forma especial de conversa, desabafo, uma em que se fala a vontade para alguém que não só ouve atentamente, mas também intervém de maneira apropriada no momento oportuno. Empatia é uma qualidade fundamental do psicanalista. “Ele não só ouve o paciente, mas escuta a sua alma e tudo o que ela tem a dizer”. Há mistérios em nosso ser, que serão revelados na análise psicanalítica em prol da nossa felicidade, da nossa intimidade e dos nossos relacionamentos.
Fazer terapia psicanalítica é sinalizar lucidez em direção de um comportamento intelectual, tomado de ternura e maturidade na busca de qualidade de vida e do autoconhecimento. O psicanalista é um profissional que se interessa profundamente pela saúde emocional, mental dos seus pacientes. Seu ofício é sempre buscar novos conhecimento em prol do bem-estar integral de seus pacientes.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral – CAP
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Psicologia, Educação e Desenvolvimento pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo-SP.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

