Primeira Leitura – Tb 12,1.5-15.20
Salmo – Tb 13,2. 6. 7. 8 (R. 2a)
R. Bendito seja Deus, que vive eternamente!
2 Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar. R.
6 Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças, com todo o respeito! Vossas obras celebrem a Deus e exaltem o Rei sempiterno! R.
7 Eu desejo, de toda a minh’alma alegrar-me em Deus, Rei dos céus. R.
8 Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o! R.
Evangelho – Mc 12,38-44
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo: 38 Ele lhes dizia em sua doutrina: Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas39 e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.40 Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Estes terão um juízo mais rigoroso.41 Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias.42 Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante.43 E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,44 porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento. – Palavra da Salvação.