Liturgia da Palavra
“Escutando o que o Filho amado nos diz, somos sustentados na fé e fazemos que, por nossas ações, o nome de Deus seja bendito.”
Primeira Leitura – Hb 11,1-7
Leitura da Carta aos Hebreus – Irmãos, 1 A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.2 Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.3 Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível.4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo, porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela é que, apesar de sua morte, ele ainda fala.5 Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus (Gn 5,24).6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram.7 Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito de acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. Pela fé ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro da justificação mediante a fé. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 144 (145),2-3. 4-5. 10-11 (R. (Cf. 1b)
R Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!
2 Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. 3 Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza. R.
4 Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; 5 proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas! R.
10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder! R.