Liturgia da Palavra
“Para perseverarmos na prática das boas ações – verdadeiro culto agradável a Deus -, somos convidados a alimentar nossa vida com o encontro com Cristo.”
Primeira Leitura: Hb 13,15-17.20-21
Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos: 15 Por meio de Jesus oferecemos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, a saber, o fruto dos lábios que glorificam o seu nome. 16 Não vos esqueçais de fazer o bem, e de dividir os vossos haveres com os outros, porque tais sacrifícios são agradáveis a Deus. 17 Obedecei a vossos guias e sede-lhes submissos, porque eles cuidam das vossas almas, conscientes como estão de deverem prestar contas a Deus. Assim eles poderão cumprir esse dever com alegria, não com gemidos: porque isto não seria vantajoso para vós. 20 O Deus da paz, que reconduziu de entre os mortos o grande pastor das ovelhas, em virtude do sangue de uma aliança eterna, nosso Senhor Jesus, 21 vos faça capazes de todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, realizando em vós tudo o que é agradável por meio de Jesus Cristo, a quem seja dada a glória por todo o sempre. Amém. – – Palavra do Senhor.
Salmo: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R: 1)
R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
1 O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 2 Em campinas verdejantes me coloca a repousar. 3a Me conduz às águas frescas e alma nova ele me dá! R.
3b Faz que eu siga o bom caminho pela honra do seu nome. 4 Se atravesso o vale escuro, nada temo: estás comigo! Teu bordão e teu cajado, ao meu lado, me dão força. R.
5 Pões a mesa à minha frente, bem defronte do inimigo; de óleo unges-me a cabeça, e o meu cálice transborda. R.
6 Só felicidade e graça toda a vida hão de seguir-me; minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias! R.
Evangelho: Mc 6,30-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, 30 Os apóstolos se reuniram com Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Então ele lhes disse: “Ide agora a sós a um lugar isolado, e descansai um pouco”. Pois eram tantos os que chegavam e partiam, que não sobrava tempo nem para comer. 32 Os apóstolos foram de barca para um lugar isolado, para ficarem a sós. 33 Mas aqueles os viram partir, e muitos calcularam o lugar para onde iam. Então, de todas as cidades foram para lá a pé, e chegaram antes deles. 34 Quando Jesus saiu da barca, ele viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor e começou a instruí-los longamente. – Palavra da Salvação.