Liturgia da Palavra
“Por meio do Espírito, o Senhor nos revela suas palavras de sabedoria. Elas nos ajudam a discernir sua vontade em cada situação e progredir no caminho da justiça que conduz ao seu reino.”
Primeira Leitura – Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)
Leitura do Livro do Eclesiástico – 16 Se quiseres guardar os mandamentos, e praticar sempre fielmente o que é agradável (a Deus), eles te guardarão.17 Ele pôs diante de ti a água e o fogo: estende a mão para aquilo que desejares.18 A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem; o que ele escolher, isso lhe será dado,19 porque é grande a sabedoria de Deus. Forte e poderoso, ele vê sem cessar todos os homens.20 Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, e ele conhece todo o comportamento dos homens.21 Ele não deu ordem a ninguém para fazer o mal, e a ninguém deu licença para pecar; – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 118,1-2.4-5.17-18.33-34 (R.1)
R. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
1 Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! 2 Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! R.
4 Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. 5 Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! R.
17 Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor. 18 Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei! R.
33 Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim! 34 Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei. R.
Segunda Leitura – 1Cor 2, 6-10
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 6 Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados.7 Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para a nossa glória.8 Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu (pois se a houvessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória).9 É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.10 Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. – Palavra do Senhor.