17.5 C
São Paulo
terça-feira, 22 abril, 2025.

6ª-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

17/02/2017 Dia Todo

Liturgia da Palavra

“Não são raros os que se esquecem dos desígnios de Deus e arrogam o direito de ser iguais a ele. Quem lhe é fiel e põe a vida a serviço receberá a recompensa do Reino.”

Primeira Leitura – Gn 11,1-9

Leitura do Livro do Gênesis – Toda a terra tinha uma só língua, e servia-se das mesmas palavras.Alguns homens, partindo para o oriente, encontraram na terra de Senaar uma planície onde se estabeleceram.E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo.” Serviram-se de tijolos em vez de pedras, e de betume em lugar de argamassa.Depois disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.”Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens.“Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos.Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.”Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade.Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 32,10-11. 12-13. 14-15 (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

10 O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. 11 Mas os desígnios do Senhor são para sempre, + e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. R.

12 Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! 13 Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens. R.

14 Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. 15 Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa. R.

Evangelho – Mc 8,34-9,1

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo, 34 Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.35 Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.36 Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?37 Ou que dará o homem em troca da sua vida?38 Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos. E dizia-lhes: Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder. – Palavra da Salvação.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here