Primeira Leitura – 1Ts 4,1-8
Salmo – Sl 96,1.2b. 5-6. 10. 11-12 (R. 12a)
1 Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! 2b Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito. R.
5 As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; 6 e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. R.
10 O Senhor ama os que detestam a maldade, + ele protege seus fiéis e suas vidas, e da mão dos pecadores os liberta. R.
11 Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. 12 Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome! R.
Evangelho – Mt 25,1-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola: 1Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo.2Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes.3Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo.4As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas.5Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram.6No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: Eis o esposo, ide-lhe ao encontro.7E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas.8As tolas disseram às prudentes: Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando.9As prudentes responderam: Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprardes para vós.10Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta.11Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: Senhor, senhor, abre-nos!12Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço!13Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. – Palavra da Salvação.