Liturgia da Palavra
“A palavra de Deus nos faz conhecer o poder do Espírito. Por ele, toda atividade solidária, justa e pacífica torna-se luz que aponta o caminho para Deus e sal que faz a diferença na vida dos irmãos e irmãs.”
Primeira Leitura: Is 58,7-10
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim diz o Senhor:7 repartir o pão com o faminto, acolher em tua casa os pobres sem abrigo, vestir os desnudos e não desdenhar teu semelhante. 8 Então tua luz romperá como a aurora, e tua ferida logo se curará; tua justiça andará diante de ti, e a glória de Javé atrás de ti. 9 Se clamares, Javé responderá, a teus apelos ele dirá: “Eis-me aqui!”. Se excluíres de ti o jugo, as ameaças e as tramas de injustiça, 10 se deres pão ao faminto e saciares a fome torturante, tua luz se erguerá nas trevas e tuas sombras se tornarão meio-dia. – Palavra do Senhor.
Salmo: Sl 111(112),4-5.6-7.8a.9 (R: 4a.3b)
R. Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez.
4 Luz nas trevas, cintila para os justos, cheio de compaixão e de piedade. 5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens. R.
6 Jamais vacilará sua conduta, o justo será sempre relembrado. 7 Não temerá jamais notícias tristes, confia no Senhor e é inabalável. R.
8a Firme é o seu coração e nada teme; 9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória. R.
Segunda Leitura: 1Cor 2,1-5
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 1 Quanto a mim, irmãos, quando fui ao vosso encontro, não fui anunciar o testemunho de Deus com o prestígio da palavra ou da sabedoria. 2 Entre vós, não quis saber de nada, a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. 3 Apresentei-me fraco, tímido e todo trêmulo diante de vós. 4 Minha palavra e pregação não consistiram em discursos de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e do poder divino, 5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. – Palavra do Senhor.
Evangelho: Mt 5,13-16
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 Vós sois o sal da terra. Mas se acaso o sal vier a perder o sabor, com que poderá recuperá-lo? Não serve mais para nada. É jogado fora e pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Uma cidade situada no alto de um monte não pode ficar escondida. 15 Nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, mas no seu próprio lugar, de onde brilha para todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. – Palavra da Salvação.