Primeira Leitura – Cl 1,9-14
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses – Irmãos: 9Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual,10para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.11Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade.12Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz.13Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado,14no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 97,2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 2a)
2 O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; 3a recordou o seu amor sempre fiel 3b pela casa de Israel. R.
3c Os confins do universo contemplaram 3d a salvação do nosso Deus. 4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! R.
5 Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! 6 Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei! R.
Evangelho – Lc 5,1-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 1Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.2Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, – pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,3subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.4Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.5Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.6Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.7Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.8Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.9É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.10O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.11E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. – Palavra da Salvação.