Primeira Leitura – Gn 22,1-19
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 1Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.2Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”3No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado.4Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe.5“Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”6Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos,7Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?”8“Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.9Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha. – Palavra do Senhor
Salmo – Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)
R.Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
1 Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. 2 Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei. R.
3 Prendiam-me as cordas da morte, apertavam-me os laços do abismo; invadiam-me angústia e tristeza: 4 eu então invoquei o Senhor ‘Salvai, ó Senhor, minha vida!’ R.
5 O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. 6 É o Senhor quem defende os humildes: eu estava oprimido, e salvou-me. R.
8 Libertou minha vida da morte, enxugou de meus olhos o pranto e livrou os meus pés do tropeço. 9 Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos. R.
Evangelho – Mt 9,1-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 1Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade.2Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: “Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados.”3Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: “Este homem blasfema.”4Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: “Por que pensais mal em vossos corações?5Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda?6Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa.”7Levantou-se aquele homem e foi para sua casa.8Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens. – Palavra da Salvação