Primeira Leitura – Jn 4,1-11
Leitura da Profecia de Jonas – 1 Mas isto desgostou profundamente a Jonas, que ficou irritado 2 e fez a Javé a seguinte oração: “Ah! Javé, não é isso o que eu dizia quando eu estava ainda na minha terra? É exatamente por isso que eu fugi, de início, para Társis; pois eu bem sabia que tu és um Deus de compaixão e de ternura, muito paciente, rico de graças e inclinado a arrepender-se dos males com que ameaças. 3Agora, Javé toma a minha vida, eu te suplico! Porque mais vale para mim morrer do que viver!”. 4 Javé respondeu: “Tens porventura razão de te zangar?”. 5Jonas saiu da cidade e foi se assentar ao oriente dela, fez lá uma cabana, instalou-se nela, na sombra, para ver o que iria acontecer à cidade. 6 Então Javé Deus fez crescer um pé de mamona por cima de Jonas para fazer sombra sobre a cabeça dele, livrando-o do desconforto. Jonas se alegrou com uma alegria imensa por causa do pé de mamona. 7 Mas no dia seguinte, ao raiar da aurora, Deus mandou aparecer um verme que picou o pé de mamona, e ele secou. 8 E quando o sol se levantou, Deus fez soprar do oriente um vento abrasador, e o sol começou a bater em cheio na cabeça de Jonas. Ele se sentiu mal e se pôs a pedir a morte, dizendo: “Mais vale para mim morrer do que viver”. 9 Deus disse a Jonas: “Tens porventura razão de te zangar por causa desse pé de mamona?”. Ele respondeu: “Sim! Tenho muita razão de me zangar até morrer de raiva!”. 10 Então Javé disse: “Tu morres de pena desse pé de mamona, que não te custou nenhum trabalho, e que nem foste tu que fizeste crescer, que cresceu numa noite e numa noite morreu: 11 e eu não teria pena de Nínive, a grande cidade, onde há mais de cento e vinte mil homens que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, sem falar do grande número de animais?”. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 85,3-4. 5-6. 9-10 (R. 15b)
R. Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.
3 Tem compaixão de mim: és o meu Deus; clamo por ti, Senhor, o dia inteiro. 4 Traze alegria à alma do teu servo, pois ergo a ti, Senhor, meu coração.
5 Senhor, és bom e pronto a perdoar, cheio de amor por todos que te invocam. 6 Ouve com atenção a minha prece; escuta a minha voz, que te suplica.
9 Virão todos os povos que criaste adorar-te, Senhor, cantar teu nome. 10 Pois tu és grande e fazes maravilhas, só tu és Deus, Senhor, e não há outro!
Evangelho – Lc 11,1-4
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1 Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando acabou, um dos discípulos lhe pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como João ensinou aos seus discípulos”. 2 Ele lhes respondeu: “Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome venha o teu reino; 3 dá-nos o pão necessário para cada dia; 4 e perdoa os nossos pecados, porque também nós perdoamos a quem é o nosso devedor, e não nos deixes cair em tentação”. – Palavra da Salvação.