Primeira Leitura – Rm 11,29-36
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 29 Porque os dons de Deus e a vocação são irrevogáveis. 30 Com efeito, assim como vós antes éreis rebeldes a Deus, e agora encontrastes misericórdia, graças à rebeldia deles, 31 assim também eles agora desobedeceram, graças a misericórdia que vós recebestes, para que eles também recebam agora misericórdia. 32 Porque Deus fez de todos prisioneiros da desobediência, para ter misericórdia para com todos. 33Como são infinitas as riquezas de Deus! Como são insondáveis sua sabedoria e seu conhecimento! Como são impenetráveis os seus juízos e incompreensíveis os seus caminhos! 34 Quem pode conhecer a mente do Senhor, ou ser seu conselheiro? 35 Ou quem lhe terá dado primeiro alguma coisa, para ser pago por ele? 36 Na verdade, tudo procede dele, tudo existe por meio dele e para ele. A ele seja dada glória para sempre. Amém! – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 68 (69),30-31. 33-34. 36-37 (R. 14c)
R. Responda-me o teu amor, que o teu socorro não falhe!
30 Curvado e ferido, eu veja erguer-me, ó Deus, teu auxílio! 31 Ó Deus vou cantar teu nome, exaltá-lo agradecido.
33 Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus! 34 Atende o Senhor aos pobres, jamais despreza os cativos.
36 Sim, Deus salvará Sião; Judá reconstruirá. Cidades que os pais habitam 37 os seus filhos herdarão. Os que amam o nome de Deus terão ali suas casas.
Evangelho – Lc 14,12-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus 12 Disse ainda a quem o tinha convidado: “Quando deres algum almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos, para não acontecer que por sua vez eles também te convidem e assim te retribuam. 13 Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos. 14Serás feliz porque não terão com que te retribuir. Mas receberás a tua recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da Salvação.