Primeira Leitura – Ez 2,2-5
Leitura da Profecia de Ezequiel – 2Enquanto ela me falava, entrou o espírito em mim, e me fez ficar de pé; então ouvi aquele que me falava.3Filho do homem, dizia-me, envio-te aos israelitas, a essa nação de rebeldes, revoltada contra mim, a qual, do mesmo modo que seus pais, vem pecando contra mim até este dia.4É a esses filhos de testa dura e de coração insensível que te envio, para lhes dizer: oráculo do Senhor Javé.5Quer te ouçam ou não (pois é uma raça indomável), hão de ficar sabendo que há um profeta no meio deles! – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 122,1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)
2b como os olhos das escravas estão fitos nas mãos de sua senhora, 2c assim os nossos olhos, no Senhor, 2d até de nós ter piedade. R.
3 Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; já é demais esse desprezo! 4 Estamos fartos do escárnio dos ricaços e do desprezo dos soberbos! R.
2ª Leitura – 2Cor 12,7-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 7Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade.8Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim.9Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.10Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte. – Palavra do Senhor.
Evangelho – Mc 6,1-6
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo: 1Depois, ele partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos.2Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres?3Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito.4Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa.5Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.6Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas. – Palavra da Salvação.