22.3 C
São Paulo
sexta-feira, 5 setembro, 2025.

11º Domingo do Tempo Comum

18/06/2017 All day

Primeira Leitura – Ex 19,2-6a

Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias, os israelitas, 2Tendo partido de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Ali se estabeleceu Israel em frente ao monte.3Moisés subiu em direção a Deus, e o Senhor o chamou do alto da montanha nestes termos: “Eis o que dirás à família de Jacó, eis o que anunciarás aos filhos de Israel:4vistes o que fiz aos egípcios, e como vos tenho trazido sobre asas de águia para junto de mim.5Agora, pois, se obedecerdes à minha voz, e guardardes minha aliança, sereis o meu povo particular entre todos os povos. Toda a terra é minha,6mas vós me sereis um reino de sacerdotes e uma nação consagrada. Tais são as palavras que dirás aos israelitas.” – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 99,2.3.5 (R.3c)

R. Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.

2 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! R.

3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho. R.

5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! R.

Segunda Leitura – Rm 5,6-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.7Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer.8Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.9Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.10Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.11Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação! – Palavra do Senhor.

Evangelho – Mt 9,36-10,8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.37 Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos.38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria;ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! – Palavra da Salvação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here