Atividade física em prol da saúde

    A relação entre atividade física e saúde não é algo recente. Há mais de 2 mil anos, o médico grego Hipócrates, disse que “se pudéssemos dar a cada indivíduo a quantidade certa de nutrição e exercício, nem pouco, nem muito, teríamos encontrado o caminho mais seguro para a saúde”. Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), foi um médico grego do período clássico que é considerado uma das figuras mais marcantes da história da medicina. Ele é considerado o “Pai da Medicina”.

    A atividade física está associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas, mas, também, pode promover sociabilidades, sentimento de pertencimento a grupo e/ou comunidade e novos aprendizados que ampliam o repertório sociocultural das pessoas, e permitem maior autonomia para realização de atividades do cotidiano.

    Deve ser compreendida como um direito. Além disso, com o aumento da prática regular de atividade física, os indicadores de saúde poderiam melhorar e muitas mortes poderiam ser evitadas, reduzindo os custos em saúde, afinal, “a atividade física é uma variável importante para a economia de recursos financeiros em saúde pública”.

    A constituição física dos seres humanos foi produzida por meio dos processos evolutivos para que houvesse níveis de atividade física muito maiores do que temos hoje. Há dois milhões de anos, os humanos eram caçadores-coletores e dependiam do movimento corporal ágil e forte para sobreviver.

    Há mais ou menos 10.000 anos surgiu a agricultura e ainda precisávamos de força e resistência física para garantir alimento. Da revolução industrial para cá, há cerca de 200 anos, as máquinas foram ganhando espaço e substituindo uma boa parte do trabalho físico humano e, atualmente, os modos de vida estão nos tornando ainda menos ativos fisicamente, especialmente com a entrada da era digital.

    De lá para cá, muita coisa evoluiu e a atividade física tem ganhado cada vez mais relevância, no campo da saúde, ao longo dos anos. Atividade física é um tema muito importante quando se pensa em promoção da saúde e prevenção de doenças.

    Agora que conseguimos ter mais informações sobre o conceito de atividade física, podemos repassar exemplos de práticas de atividade física

    • Caminhada, que pode ser leve, moderada ou até mesmo se desdobrando em uma corrida leve (leve porque a corrida por si só já é mais intensa que a caminhada, ou seja, já exige um esforço a mais);
    • Ginástica, que pode conter exercícios de força muscular, mas também de alongamento e até mesmo acrescentando passos de dança;
    • Danças circulares ou outras atividades rítmicas e lúdicas que podem fortalecer os valores coletivos e sentimentos de empatia, solidariedade e pertencimento;
    • Yoga, Lian Gong e outras práticas ligadas à Medicina Tradicional Chinesa;
    • Jogos cooperativos e outras atividades adaptadas.

     

    O aconselhamento sobre atividade física propõe a orientação (baseada no diálogo) e o acompanhamento da atividade física no processo de cuidado ofertado na Atenção Primária a Saúde, considerando as possibilidades, interesses, expectativas e desejos das pessoas atendidas, portanto, não envolve a prescrição do exercício físico, prerrogativa exclusiva do Profissional de Educação Física. Todos os exercícios físicos devem ter a orientação de um profissional habilitado. Os benefícios Atividade física são incontáveis em prol da qualidade de vida, ou seja, para saúde emocional, mental, social e espiritual.

    Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here