Ascensão do Senhor!

    Qual o significado da ascensão de Jesus ao Céu? Não são as categorias do espaço que nos permitem compreender adequadamente este acontecimento, que só à luz manifesta o seu- sentido e a sua fecundidade. “Sentou-Se à direita de Deus”: eis o significado primeiro da Ascensão. E ainda que a expressão seja imaginária, pois Deus não tem nem direita nem esquerda, ela encerra uma importante mensagem cristológica: Jesus ressuscitado entrou plenamente, também com a sua humanidade, a fazer parte da glória e, antes, a tomar parte na atividade salvífica do próprio Deus. A Carta aos Efésiso nos ensina: “sentando-O nos Céus, à Sua direita, acima de todo o Principado, Potestade, Virtude e Dominação” (Ef 1, 20-21). O cristão já não tem outro chefe além de Jesus Cristo. “Sob os seus pés sujeitou todas as coisas” (Ef 1, 22). Cristo não é apenas o nosso chefe, mas também o “Pantocrator”, aquele que exerce o seu senhorio sobre todas as coisas. Estas afirmações têm um alcance muito concreto para a nossa vida. Nenhum de nós deve mais confiar a não ser em Cristo, pois o que não está n’Ele é somente inferior a Ele.
    Com o Salmista nós somos convidados e convocados a bater palmas e gritar a Deus aclamações de alegria. Mas porque esta alegria? Porque sublime é o Senhor, Deus Pai, o soberano que domina toda a terra. Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Cantemos ao nosso Deus ao som de instrumentos musicais de todo tipo: louvemos ao Senhor com nossa voz e nossos corpos, porque Deus é o grande Rei de toda a terra. Que Ele reine sobre nossos corações e nossas vidas hoje e para sempre.
    O Senhor manifestou a sua força em Jesus Cristo, quando ressuscitou dos mortos e o fez assentar-se à sua direito nos céus, bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo presente, mas, também, no mundo futuro. Sim, irmãos, Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo místico, a plenitude daquele que possuiu a plenitude universal.
    Jesus, neste domingo, fala aos seus e a nós: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. De fato, os sinais que acompanharão aqueles que crerem no Senhor serão estes: expulsarão os demônios em Seu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados em nome de Jesus. Depois de levado aos céus, o Senhor sentou-se à direita de Deus.
    Como bispo eu escolhi como lema de meu ministério: In gentibus evangelizare, ou seja, evangelizar a todos as pessoas. A solenidade da ascensão do Senhor nos convida a anunciar, viver e testemunhar a toda a humanidade que somente no seio da Santíssima Trindade existe um de nós: Jesus, Filho de Deus feito homem. No peito divino de Deus, após a encarnação e a ascensão do senhor, pulsa um coração humano, cheio de amor e de compaixão para conosco. Que possamos todos ser evangelizadores do amor e da misericórdia de Jesus que retornando ao céu decreta o início da missão da Igreja entre os homens.

    Local: Juiz de Fora (MG)