O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida… Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal… Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. Quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão (Pr 6,12-15; 1Ts 5,3).
Terremotos, catástrofes em série, guerra, crimes, atentados e violência descomunal. O planeta está assolado pelo medo. Onde podemos encontrar segurança? A morte brutal já não é somente para os maus. Agora ela já atinge a todos, inclusive os que chamamos inocentes, e os que consideramos bons e honestos.
Se você soubesse que seria a próxima vítima, o que faria e diria aos seus amigos e familiares? Você estaria preparado?
A Sagrada Escritura declara: “Prepara-te… para te encontrares com o teu Deus (Amós 4,12). Porque cedo ou tarde cada um de nós O encontrará:
– Seja como Deus Salvador, se colocarmos nossa confiança nEle e na obra do Senhor Jesus, que sofreu em nosso lugar o juízo de Deus sobre nossos pecados;
– seja como Juiz supremo, se descuidamos ou recusamos a salvação divina.
Você quer conhecer hoje esse Deus de amor e Salvador? Só existe um caminho: Jesus Cristo. Ele é o caminho para Deus, a porta, o único mediador, porque deu sua vida e expiou os pecados, que formavam uma barreira intransponível entre o homem culpado e o Deus santo. A vida neste mundo consiste em termos um relacionamento de intimidade com o Deus vivo. Assim estaremos preparados, “porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14,8).
O Rei Voltará
Muitas previsões sobre o fim do mundo vieram e se foram. Esses prenúncios são perturbadores e frequentemente amedrontam as pessoas. No entanto, a Bíblia Sagrada refere-se a uma época chamada de “o Dia do Senhor” quando Ele retornará. Vai acontecer, mas apenas Deus sabe o momento.
É um dia pelo qual os seguidores de Jesus Cristo podem aguardar ansiosamente. Á luz deste tempo porvir, o apóstolo São Pedro nos diz como o cristão pode viver com um propósito jubiloso (2 Pd 3,10-18). Podemos olhar para o alto vivendo vidas que honrem a Cristo (v.11). Podemos olhar para o interior, esforçando-nos para estar em paz com Deus (v. 14). E podemos olhar para fora, estando alertas para não sermos levados pela influência errada de outros (v. 17).
Como fazemos isto? Crescendo “… na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (v.18). Quando crescemos em caráter por meio de sua palavra escrita, começamos a nos relacionar mais de perto com Jesus, a Palavra Viva. O Espírito Santo toma a Palavra de Deus e guia-nos na maneira de viver.
O dia do Senhor não deveria ser um dia de pavor para os seguidores de Jesus. Nosso Rei voltará para acertar todas as coisas e para governar eternamente. Esperamos por este momento com grande expectativa. Esta é nossa “bendita esperança” (Tito 2,13).
Conclusão
Está profetizado que, quanto mais nos aproximarmos do fim dos tempos, mais as pessoas perderão a esperança de que a volta de Jesus pode acontecer a qualquer momento. Mas a verdade continua imutável, quer as pessoas a defendam, quer não.
Existem muitas passagens bíblicas que ensinam que devemos estar sempre preparados para a volta do Senhor. Leiamos apenas estes versículos:
“…a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm 13,11).
“Vai alta à noite, e vem chegando o dia…” (Rm 13,12).
“Perto está o Senhor” (Fp 4,5).
“Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará” (Hb 10,37).
“…pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,8).
“eis que o juiz está ás portas” (Tg 5,9).
“Ora, o fim de todas as coisas está próximo” (1 Pd 4,7).
Todos esses versículos parecem ter sido escritos para despertar em nós a convicção de que a vinda do Senhor Jesus é iminente. É um evento que temos a nossa frente e pelo qual devemos esperar. Nessa espera devemos ser diligentes na obra do Senhor e realizar fielmente nosso trabalho como mordomos seus.
O grande evangelista R. A. Torrey declarou: “A iminente volta do nosso Senhor é o grande argumento da Bíblia em favor de uma vida pura, abnegada, consagrada, afastada do mundo e ativa no serviço para Ele. Em muitas das nossas pregações instamos com as pessoas para que elas vivam uma vida santa e trabalhem diligentemente porque a morte pode nos surpreender rapidamente, mas a Bíblia não argumenta dessa forma. Ela sempre diz apenas: Cristo voltará; estejam preparados para quando ele vier. Nossa responsabilidade está claramente delineada na Palavra de Deus. Nosso corpo deve estar cingido e nossas candeias acesas. Devemos ser como servos que esperam pelo seu Senhor”. (Qv. Lucas 12,35-36).