A Oração

    2ª Catequese Quaresmal

    Um dos pilares do período quaresmal, além do jejum e da caridade, é a oração, e só conseguiremos colocar em prática o jejum e a caridade por meio da oração. O tempo da Quaresma é marcado pela penitência e oração e somos convidados a iniciar esse tempo de uma maneira e chegar ao fim, de outra. No período da quaresma, somos convidados a intensificar mais a vida de oração. Não que em outro momento do ano não façamos, mas na Quaresma a oração deve ser mais intensificada.

    A igreja convida a todos os fiéis a praticarem a oração, o jejum e a esmola, pois Jesus, enquanto esteve no deserto sofrendo as tentações, só conseguiu vencê-las por meio de muita oração e jejum. Por isso, para vencer as tentações diárias que aparecem em nossa vida precisamos de muita oração. A cor roxa usada durante o tempo litúrgico da Quaresma nos recorda a penitência e o convite à conversão. Só obteremos uma conversão completa e uma boa confissão por meio da oração.

    O tempo da Quaresma é propício para a reconciliação com Deus. É um tempo de verdadeira conversão. Ao contrário do que alguns pensam, o tempo da Quaresma é um tempo de alegria e em que acontecem muitas graças. O tempo da Quaresma não é um tempo triste ou de luto, mas de esperança na vida eterna, esperança na ressurreição e na vida nova. Não celebramos um Deus “morto”, mas um Deus vivo.

    Na Quaresma, omite-se o cântico do glória e o aleluia, que retornam na grande Vigília Pascal, para justamente dar mais espaço à oração. O tempo da Quaresma é um convite de retorno à casa do Pai, da mesma maneira que o Pai esperava com ansiedade o retorno do filho pródigo. Por vezes, ficamos longe da casa de Deus, enveredamos por outros caminhos, abandonamos Deus e deixamos de lado a fé, mas Deus nunca nos abandona, sempre está à beira da porta nos esperando, aguardando o nosso retorno. Esse retorno à casa paterna só será possível por meio da conversão e oração.

    A oração não precisa ser necessariamente na Igreja ou na frente das pessoas, para que sejamos vistos. A nossa oração pode ser feita em casa, no trabalho, na rua, no carro, enfim, a qualquer momento podemos orar a Deus e pedir por nós, nossa família, por nosso trabalho e nosso estudo. É claro que podemos e devemos rezar na igreja, mas não devemos rezar com o intuito de que alguém veja. Na oração, basta que Deus veja a nossa oração. Eis a recomendação de Jesus: Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á (Mt 6, 3).

    Somos convidados nesse tempo da Quaresma a intensificar os nossos momentos de oração. Podemos rezar ao levantar pedindo as graças necessárias para o dia que está iniciando, ao longo do dia quando puder e, ainda, à noite antes de dormir, agradecendo por mais um dia de vida. Não devemos praticar a oração para agradar ninguém, mas para agradar a Deus. A oração nos leva a uma boa prática do jejum e da esmola, pois o orar nos conduz para a ação, e a minha oração só terá sentido se eu a praticar.

    A oração nos ajuda a superar o pecado e todo mal. O tempo que perderíamos com coisas fúteis e que nos levariam a pecar, usaríamos esse tempo para a oração. A oração nos aproxima de Deus e prepara o nosso caminho para a santidade, a partir do nosso batismo nos tornamos testemunhas de Jesus Cristo e chamados a trilhar uma vida de santidade. A oração nos ajudará nesse caminho de santidade e vivenciar, na prática, a fé cristã. A partir da oração, podemos amar mais o próximo, servir ao doente, cuidar da criança e partilhar o alimento com o necessitado. Por meio da vida de oração, nos tornaremos bem-aventurados e merecedores da vida eterna.

    Recordo, ainda, um importante momento de oração que podemos fazer ao longo desse período quaresmal, trata-se da Via-Sacra, que podemos fazer todas as sextas-feiras desse tempo Quaresmal. A Via-Sacra visa recordar o caminho de Jesus rumo ao calvário para sofrer a paixão. As paróquias costumam promover esse momento nas sextas-feiras da Quaresma, por volta das 15h, ou antes da missa da noite. Se caso a sua paróquia por algum motivo não promover a Via-Sacra, ou caso você não possa ir até a paróquia, reze de casa mesmo. Com certeza a oração da Via-Sacra nos aproximará mais de Deus e da santidade.

    Intensifiquemos a nossa vida de oração ao longo desse período quaresmal e busquemos uma conversão total de vida, trilhando o caminho de santidade. Com os joelhos no chão, alcançaremos muitas graças de Deus e, se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo melhor. Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here