O Senhor Bom Jesus

    Recordamos neste dia 06 de agosto a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor e com isso celebram-se também em muitas comunidades as devoções ao Senhor Bom Jesus. Essa devoção tem estrita ligação com paixão e morte de Jesus e consequentemente com a festa da Transfiguração. Aqui no Brasil temos alguns santuários e igrejas dedicadas ao Bom Jesus, como por exemplo o Santuário de Bom Jesus da Lapa na Bahia, o Santuário de Bom Jesus em Iguape/SP, entre outras.

    Ao longo do período entre o final de julho, a partir do dia 25, até o dia 06 de agosto, data da festa da transfiguração do Senhor acontece a novena e festa dedicada ao Senhor Bom Jesus. Muitos fiéis acorrem aos santuários, no de Iguape, por exemplo, na última festa cerca de 200 mil fiéis visitaram o santuário nos dias de festa.

    A devoção ao Bom Jesus tem suas raízes em Portugal, e foi levada aos países de colonização portuguesa, como por exemplo, Brasil e Angola. Conforme dissemos essa devoção remonta as diversas cenas da paixão de Jesus e a festa da transfiguração. A devoção ao Bom Jesus é bem antiga, aqui no Brasil iniciou-se no século XVII, se organizando junto com os primeiros vilarejos que depois se tornaram cidades importantes.

    A imagem do Senhor Bom Jesus que está presente na basílica de Bom Jesus na cidade de paulista de Tremembé, é certamente a mais antiga que se tem conhecimento no Brasil. Ela foi abençoada pelo vigário da igreja Nossa Senhora da Conceição em 1663, cinquenta anos antes da imagem de Nossa Senhora Aparecida ser encontrada no rio Paraíba. Para lá foi uma peregrinação de nossa Arquidiocese nos anos de 1900 quando também foram a Aparecida. Deixaram um cálice em ambas peregrinações.

    A imagem do Senhor Bom Jesus, remonta ao momento da condenação de Jesus, quando Pilatos manda soltar Barrabás e flagelar Jesus e depois mandando crucificá-lo. Conforme relatado nos evangelhos de Marcos 15, 15-20, João 19, 1-5 e Mateus 27, 26-31. Em seguida, após a fala de Pilatos, os soldados levaram Jesus ao Palácio do governador e reuniram toda a tropa em volta de Jesus. Tiraram a sua roupa e o vestiram com manto vermelho e teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça e uma vara na mão direita. Então os soldados se ajoelharam diante de Jesus e começaram a zombar dele, dizendo: “Salve, rei dos judeus”. Cuspiram nele e, pegando a vara bateram em sua cabeça.

    Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, e o vestiram com suas próprias roupas. A partir de então o levaram para crucificar, conforme Mateus 27, 26-31. Portanto, meus irmãos, conforme dissemos a devoção ao Bom Jesus é voltado ao mistério da paixão, morte de Jesus, destacando o aspecto de sua condenação e flagelação, e depois o caminho até o calvário. Recordamos de quatro importantes símbolos desse momento: Coroa de espinhos, flagelação, Jesus carregando a cruz e sua crucificação, além do sepultamento.

    Por conta disso, todos nós podemos acorrer ao Bom Jesus em nossos momentos de aflições e dificuldade, pedindo a Ele que tenhamos serenidade para passar pelos momentos difíceis da nossa vida, do mesmo modo que Ele teve. Jesus, o homem justo, o servo sofredor, que no silêncio sofreu tudo o que lhe foi imposto. Quando tivermos passando por uma situação difícil, uma situação de aflição, ou de injustiça, recorramos ao Bom Jesus. Jesus é o homem da compaixão, da bondade e do perdão, Ele quer um mundo de justiça, de misericórdia e de reconciliação.

    Lembremos sempre, conforme nos recorda a festa da Transfiguração do Senhor que é necessário passar por momentos de sofrimento aqui na terra para se chegar à glória eterna.

    A imagem em sua maioria é representada dessa forma, Jesus de pé, flagelado, coroado de espinhos, coberto com o manto púrpura e trazendo nas mãos um pedaço de cana verde, simbolizando o seu cetro. Existem ainda outras representações da imagem do Bom Jesus, como por exemplo, Jesus sentado, Bom Jesus da coluna (atado a coluna da flagelação), outra bem conhecida de todos nós é a imagem de Bom Jesus dos Passos, que remonta a cena de Jesus carregando a cruz, no caminho ao calvário.

    Ao contemplar a imagem do Bom Jesus é impossível ficarmos indiferentes, ou seja, ao vermos a imagem do Senhor Bom Jesus recordamos do sofrimento e das dores que Jesus passou naquela hora, em detrimento dos nossos pecados, e em favor de todos nós. Em alguns lugares ela vem acompanhada da frase: “Eis o Homem”, pronunciada por Pilatos.

    Somente no Brasil ele é titular de aproximadamente 200 igrejas, algumas delas basílicas ou santuários nacionalmente famosos, como o conhecido Santuário de Bom Jesus da Lapa, conforme já citamos aqui, Bom Jesus de Pirapora, no interior de São Paulo. Também existem 23 municípios brasileiros que trazem o Bom Jesus no nome.

    Celebremos com fé e devoção esse dia dedicado ao Bom Jesus, participemos da celebração Eucarística já que é festa da Transfiguração do Senhor. Contemplemos Jesus flagelado e condenado a morte, e pensemos em tantas pessoas que são injustiçadas nos dias de hoje. Entreguemos ao bom Jesus todos as nossas dores e aflições e com a ajuda D’Ele passemos por todos os momentos de dificuldade. Tenhamos confiança de que do mesmo modo que Jesus venceu, nós também venceremos. Ele é a nossa esperança.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here