No terceiro domingo do tempo comum a Igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em setembro de 2019. O mês dedicado à Palavra de Deus no Brasil é setembro e o dia da Bíblia é o último domingo de setembro próximo da memória de São Jerônimo. O Santo Padre, o Papa Francisco instituiu agora o domingo mundial da Palavra de Deus, q ue, com a celebração deste domingo chama a nossa atenção para darmos destaque à Palavra de Deus ao longo do ano, meditando a Palavra todos os dias, ao acordar ou ao deitar, e ainda participando da santa missa.
Nesse domingo podemos deixar a Palavra de Deus em destaque em nossas paróquias, perto do ambão da Palavra. Podemos deixar a Palavra em destaque em nossa casa também com uma vela próxima. O importante é não tratar a Palavra de Deus como um livro qualquer, mas como de fato ela é. Todo católico deve ter em casa a Palavra de Deus, Ela é fonte na qual devemos beber todos os dias e nos dá a direção necessária para seguirmos em frente.
O tema escolhido para o Domingo da Palavra de Deus desse ano é “Espero na tua Palavra” (Sl 119), o melhor que temos a fazer é esperar na Palavra de Deus, dela vem a sabedoria para seguirmos em frente. Esse esperar tem ligação como ano da esperança, o ano do jubileu que tem como tema “peregrinos de esperança”. Sempre quando formos ler a palavra de Deus, não estamos lendo qualquer livro, por isso, não é uma leitura simplesmente, mas meditação. Antes de começar essa meditação devemos rezar ao Espírito Santo para que esse mesmo Espírito Santo nos “explique” as palavras que acabamos de ler e nos oriente sobre qual decisão devemos tomar. Nós devemos interpretar a Sagrada Escritura sempre à luz da tradição e do Magistério da Igreja.
A Santa Eucaristia é nosso sustento espiritual e que devemos buscar sempre, ou pelo menos todos os domingos, o mesmo se dá com a Palavra de Deus, devemos procurar ler sempre. A Eucaristia como bem sabemos é o Corpo e Sangue de Cristo, a Palavra de Deus também é Jesus, pois a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Por isso, que quando vamos à Santa Missa participamos de duas grandes mesas: Palavra e Eucaristia. Primeiro nos alimentamos da Palavra para depois nos alimentarmos do Corpo e Sangue do Senhor.
Essa celebração do Domingo da Palavra de Deus acontece nas Igrejas do mundo inteiro, e o Papa Francisco presidirá a missa na Basílica de São Pedro. A exemplo do que acontece todos os anos, o Papa Francisco entregará o livro dos evangelhos aos presentes. O tema escolhido para o domingo da Palavra de Deus desse ano tem estrita ligação com o ano jubilar que a Igreja vivencia nesse ano de 2025. O tema do ano jubilar tem como pano de fundo a esperança e o do domingo da Palavra de Deus quer dizer que devemos sempre esperar em Deus que Ele tem o melhor reservado para nós.
O objetivo de celebrar o Domingo da Palavra de Deus, além de alertar aos fiéis sobre a importância de meditar a Palavra de Deus, tem por intuito destacar a presença de Deus na vida da humanidade. Ele caminha junto conosco, por meio da sua Palavra, se quisermos ouvir o que o Senhor tem a nos falar, abramos a Sagrada Escritura e meditemos um texto, pedindo sempre a luz do Espírito Santo para entender o que aquela Palavra quer nos dizer.
Estamos no tempo comum, tempo propício de anunciar o Reino de Deus e a Sagrada Escritura é um instrumento do anúncio do Reino. Que possamos distribuir a Palavra de Deus às famílias, e que o mundo possa se tornar melhor a partir da meditação da Palavra. A missão não deve acontecer somente no mês missionário em outubro, mas em todos os meses do ano. Cada um de nós é discípulo e missionário de Jesus, chamado a ser sacerdote, profeta e rei, por isso, anunciemos a Palavra de Deus aos irmãos realizando a nossa missão.
O Dicastério para evangelização preparou um subsídio que está disponível somente na forma on-line, através do site www.evangelizatio.va. Através desse subsídio podemos compreender melhor a Palavra de Deus e como meditá-la, seja em grupo na comunidade, ou de forma individual. Além de conter artigos, meditações, textos para adoração e sugestões pastorais. O subsídio está disponível em algumas línguas: português, francês, polonês, inglês e italiano.
Podemos acompanhar a celebração do Papa Francisco através dos canais católicos, TV, rádio e internet. Além de irmos em nossas paróquias e comunidades participar da celebração e tornar a Palavra de Deus nosso livro diário de meditação. Quem sabe podemos presentear alguém que ainda não tem a Palavra de Deus e instruí-los a meditar a Palavra todos os dias. Se distribuirmos a Palavra uns aos outros o mundo se tornará melhor.
Celebremos com alegria esse VI Domingo da Palavra de Deus, e que ao longo do ano possamos dar mais atenção a Sagrada Escritura. Coloquemos a palavra em destaque na nossa casa e nossa vida. Que São Jerônimo nos ajude a compreender os textos sagrados, Amém.