Maio – Mês Mariano

    O mês de maio é especial para a Igreja, quando celebramos diversas festas marianas. No dia 13 recordamos Nossa Senhora de Fátima, no dia 24 recordamos Nossa Senhora Auxiliadora, e dia 31 celebramos a visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Izabel, além de comemorarmos o Dia das Mães no segundo domingo do mês. Por tradição este mês é considerado o mês mariano e das mães, e somos convidados a rezar o terço todos os dias. As paróquias costumam rezar o terço pelo menos aos domingos ao longo de maio e, no último domingo, costumam coroar a imagem de Nossa Senhora.

    Ao longo de maio contemplamos a imagem da Virgem Maria, as paróquias podem colocar a imagem de Nossa Senhora em destaque para que os fiéis a contemplem. Rezar diante da imagem e agradecer a Nossa Senhora por ter dado o “Sim” que mudou a história da humanidade. Pedir a Nossa Senhora que tenhamos a mesma coragem e sabedoria dela para responder às vontades do Senhor.

    Nas paróquias, nos dias de hoje, têm crescido os movimentos marianos, como por exemplo: terço das mulheres, terço dos homens e jovens de Maria, além da legião de Maria, Congregação Mariana, Filhas de Maria, Equipes de Nossa Senhora, e tantos outros. Esses grupos podem se reunir ao longo desse mês e preparar a reza do terço aos domingos ou ao longo da semana. Mesmo que não tenha ou participe de algum grupo, reze o terço em casa junto com sua família ou chame os amigos e vizinhos e forme um grupo para rezar.

    Somos convidados a nos reunirmos diante da imagem de Nossa Senhora e rezar pedindo que Ela interceda por nós em nossas necessidades. Podemos rezar pela paz no mundo e na nossa cidade, pelos doentes, falecidos e por nossa família. Pedir que de fato Nossa Senhora passe na frente. É importante rezar e agradecer diante da imagem de Nossa Senhora, por nos acompanhar ao longo de um ano inteiro.

    Devemos pedir a intercessão de Nossa Senhora sempre, pois, Ela leva o nosso pedido até o seu Filho. “Não se conhece, quem fez um pedido a Nossa Senhora e não tenha sido atendido”. Nossa Senhora intercede por nós, como Ela intercedeu pelo povo nas bodas de Caná da Galileia. O terço é a “arma” do cristão, no bom sentido, ou seja, o cristão católico deve sempre trazer o terço no bolso e rezar uma vez ao dia, em especial no mês de maio, mas ao longo dos outros meses do ano também.

    Façamos um pedido especial a Nossa Senhora ao longo desse mês de maio, rezemos com fé, e tenhamos a certeza de que a graça acontecerá, de modo especial pela paz. Peçamos a Virgem Maria a intercessão pela paz em nossa cidade, por todos os desempregados e que ninguém passe fome. Nossa Senhora sempre guardava e meditava tudo em seu coração e sempre esperou em Deus a graça acontecer, que do mesmo modo esperemos em Deus e tudo o que acontecer em nossa vida guardemos no coração.

    Lembremos sempre independente do título dado a Nossa Senhora, dependendo do local em que Ela apareceu, é sempre a mesma Mãe de Deus. E ainda, não rezemos o terço somente no mês de maio, mas ao longo do ano inteiro. Nossa Senhora, sempre que aparece, é para interceder a favor dos mais humildes, em socorro de alguma necessidade e para revelar a humanidade, o caminho certo a seguir. Maria, mãe de Deus e nossa, mãe da Igreja, interceda sempre a nosso favor.

    Nossa Senhora é nossa advogada junto de Deus e não quer ver nenhum de seus filhos sofrer, por isso, Ela leva os nossos pedidos até Deus. Os fiéis obtêm grandes graças ao rezar o terço, por isso, vale à pena rezar o terço ao longo desse mês. Rezamos também pedindo a conversão dos pecadores, que muitos corações se convertam e voltem para Deus. Através da oração do terço é possível contemplar os principais mistérios da vida de Jesus e de Nossa Senhora. Para aqueles que desejarem ainda é possível rezar o rosário completo, que consiste em rezar o “terço” quatro vezes.

    Ao longo desse mês de maio podemos contemplar as “sete alegrias” de Nossa Senhora. Se ao longo da Semana Santa meditamos muito as sete dores, em maio somos convidados a contemplar as sete alegrias. Muitas vezes lembramos só das dores de Maria e nos esquecemos das alegrias. Do mesmo modo que em nossa vida, algumas vezes temos dores, mas não podemos focar somente nelas, temos que olhar para as alegrias e comemorá-las.

    Quando rezamos o terço oferecemos rosas a Nossa Senhora, cada Ave-Maria é uma rosa que ofertamos a Virgem Maria. Da mesma forma que oferecemos “rosas” a Nossa Senhora que possamos oferecer para as nossas mães também. Se a sua mãe já é falecida reze uma Ave-Maria por ela, para que junto de Nossa Senhora ela interceda por você. Se a sua mãe ainda é viva lembre dela com carinho nesse mês, faça uma visita a ela, esteja junto com ela no dia das mães e mostre a ela o quanto ela é importante para você.

    Façamos desse mês de maio um mês especial, dedicado a Nossa Senhora e as nossas mães. Reserve um tempo para rezar o terço, se não puder ir até a Igreja, reze em casa, no carro, na ida ou na volta do trabalho. Lembremos de todas as mulheres que trazem o nome “Maria” que sejam abençoadas por Deus, ao exemplo de Nossa Senhora e busquem sempre fazer a vontade do Senhor.

    A tradição de ter um mês dedicado a Maria surgiu por volta do século XII, era preciso pedir a proteção da Mãe Maria pelas necessidades da Igreja de seu Filho. Até por isso Nossa Senhora é conhecida como a “Mãe da Igreja” porque Ela intercede constantemente pelas necessidades da Igreja de seu Filho. Essa devoção mariana teve origem no período da colonização, com a evangelização promovida pelos padres Jesuítas e aos poucos foi ganhando força até como conhecemos hoje.

    Que Nossa Senhora nos acompanhe ao longo desse mês de maio e que o Espírito Santo esteja conosco, do mesmo modo que esteve com Nossa Senhora e nos auxilie em nossas decisões.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here