11.3 C
São Paulo
quinta-feira, 3 julho, 2025.

5ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

09/02/2017 Dia Todo

Liturgia da Palavra

“Criados por Deus com a mesma dignidade e chamados a viver em harmonia, homem e mulher são destinatários do agir benevolente de Jesus.”

Primeira Leitura – Gn 2,18-25

Leitura do Livro do Gênesis – 18 O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.”19 Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome.20 O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada.21 Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.22 E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.23“Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.”24 Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.25 O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. Cf 1a)

R. Felizes todos os que respeitam o Senhor.

1 Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! R.

3 A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. R.

4 Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. 5 O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. R.

Evangelho – Mc 7,24-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, 24 Em seguida, deixando aquele lugar, foi para a terra de Tiro e de Sidônia. E tendo entrado numa casa, não quis que ninguém o soubesse. Mas não pôde ficar oculto,25 pois uma mulher, cuja filha possuía um espírito imundo, logo que soube que ele estava ali, entrou e caiu a seus pés.26 (Essa mulher era pagã, de origem siro-fenícia.) Ora, ela suplicava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.27 Disse-lhe Jesus: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães.28 Mas ela respondeu: É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.29 Jesus respondeu-lhe: Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha.30 Voltou ela para casa e achou a menina deitada na cama. O demônio havia saído.31 Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.32 Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.33 Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.34 E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te! – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here