No último dia 10 de outubro de 2020 foi beatificado em Assis, na Itália, Carlo Acutis. Carlo, um jovem italiano que nasceu em 1991, em Londres, aonde a família se deslocou por motivos de trabalho de seu pai. A família voltou para Milão, onde ele cresceu e foi formado. Essa atitude da Igreja em beatificar Carlo Acutis, além de ter sido comprovado um milagre por sua intercessão, mostra para toda a sociedade e principalmente aos jovens que é possível ser Santo nos dias de hoje e que a santidade se constrói a cada dia, por meio de nossas atitudes, trazendo no coração um profundo amor por Jesus e pela Eucaristia e amando e servindo aos irmãos pela caridade discreta e efetiva.
Carlos Acutis tinha uma grande devoção e amor pela Eucaristia, ele documentava pela internet os diversos milagres realizados através da Eucaristia e os catalogava, por isso ele se tornou conhecido. Ele criou um site na internet para divulgar esses milagres e os sinais da misericórdia de Deus que nos vem por meio da Eucaristia. Por esse motivo está sendo, extraoficialmente, foi considerado o beato da Eucaristia e internet.
Com essa atitude do jovem Beato Carlo Acutis nos mostra que a internet não tem somente coisas ruins, mas muitas coisas boas se sabermos usá-la e a usarmos para o bem e não para o mal. Podemos usar a internet para evangelizar, para propagar a boa nova do Evangelho e o amor de Jesus. Carlo Acutis é um santo do nosso tempo, do mundo contemporâneo e nos ajuda a compreender que podemos ser santos nos dias de hoje e amar a Jesus na Eucaristia e ao próximo da mesma forma.
Carlo Acutis morreu bem jovem com apenas 15 anos de idade, vítima de leucemia, mas ele não lamentava e nem reclamava por estar doente, muito pelo contrário, ele oferecia o sofrimento da sua dor em favor da Igreja e do Papa Bento que estava na Sé de Pedro na época). Ele pediu a seus pais que o levasse a todos os lugares onde aconteceram milagres eucarísticos ao redor do mundo, mas o agravamento da sua doença impediu que isso acontecesse.
Acutis apreciava o modo com o qual o Beato Tiago Alberione que usava as mídias para evangelizar e proclamar o Evangelho e assim ele divulgava a fé com o site que ele havia criado. Ele, também, gostava de edição de filmes e quadrinhos. Foi no site que ele disse: “quanto mais Eucaristia recebemos, mais nos tornaremos como Jesus, para que nesta terra tenhamos uma antecipação do Céu”.
Podemos aprender com Carlo Acutis a usar as redes eticamente, para promover o bem e sem precisar ofender ninguém. Usar as redes sociais para promover a evangelização e o amor a Jesus. Usufruir das redes sociais algo nos edifique e promova o bem-estar social nosso e dos outros que estão ao nosso redor. Promover por meio das redes sociais a ajuda aos pobres e necessitados, pedindo ajuda e arrecadando dinheiro para o bem, promovendo os necessitados. Dessa maneira nos edificaremos como pessoa e caminharemos para uma vida de santidade e assim estaremos mais perto de Deus.
Nesse mês de outubro que é o mês das missões por excelência somos convidados seguindo o exemplo do Beato Carlo Acutis a “habitar o ambiente digital” e usar as redes sociais para promover a evangelização e sermos missionários do ambiente digital. Ainda mais nesse tempo de pandemia da Covid-19 em que somos privados de sair de casa, de ir ao encontro das pessoas ou até mesmo de ir na igreja, podemos rezar pela internet, fazendo grupos de oração virtuais, acompanhando Missas pela internet e assim criando um espaço de oração nas redes sociais, propagando a boa nova do Evangelho e cumprindo o nosso papel de sermos missionários.
Carlo amava a cidade de São Francisco, onde o pai adquiriu uma casa, e se inspirava no Poverello de Assis. Ele morreu em 12 de outubro de 2006 às 06h45 de leucemia e foi sepultado em Assis, conforme era o seu desejo. Em 23 de Janeiro de 2019 o seu corpo foi exumado e, tratados com técnicas de conservação e foi transferido para a Paróquia de Santa Maria Maior, a Igreja do Despojamento (antiga casa de Pedro Bernardone, diante do qual Francisco se despojou das vestes e as devolveu ao pai), onde aguardou a beatificação para finalmente ser exposto a veneração pública.
A data de celebração do jovem beato passa a ser o dia 12 de outubro, a mesma data em que se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Foi também aqui no Brasil central que ocorreu o milagre que determinou a sua beatificação. Nessa Igreja e Paróquia onde repousam seus restos mortais temos comunidades de freis e freiras brasileiras que ali servem. Que Nossa Senhora Aparecida possa junto com Carlos Acutis interceder por todos nós e nos cobrir com o seu manto sagrado. E assim como ela abençoa todas as crianças, pois no dia dela se celebra o dia das crianças, que o Beato Carlo Acutis interceda por todos os jovens e os conduza no caminho do amor a Jesus.
Portanto nos alegremos em ter mais um jovem proclamado beato pela Igreja, que em tão pouco tempo de vida demonstrou tanto amor a Jesus e fez tanto bem. Ele se junta a Santa Teresinha do Menino Jesus, a São Domingos Sávio e São Luiz Gonzaga, que são santos jovens e que em pouco de tempo de vida amaram a Jesus e a Igreja de maneira extrema e serviram o próximo da mesma forma. Carlo Acutis é do nosso tempo e, por isso, vemos um beato com mochila nas costas e com tênis, pois é nosso e nos ensina que ainda hoje é possível trilhar um caminho de santidade.
Uma das novidades da via ordinária da santidade do Beato Carlos Acutis foi a participação cotidiana da Santa Eucaristia e o seu amor pela presença real do Ressuscitado nas sagradas espécies. Para nós fica um questionamento muito atual: Como eu me preparo para a participação ou para a celebração da missa? Como eu participo da Santa Missa? Como é a minha ação de graças depois da celebração da Santa Missa? Que o Beato Carlo Acutis interceda por cada um de nós e nos inspire a uma vida de total entrega a Deus e doação ao próximo. E continuaremos rezando para que em breve ele possa ser canonizado. Rezemos confiantes por um novo milagre para que isso aconteça.