Primeira Leitura – Sb 18,14-16; 19,6-9
Leitura do Livro da Sabedoria – 14 Pois, quando um silêncio profundo envolvia tudo e a noite chegava ao meio do seu rápido curso, 15 do alto do céu a tua Palavra onipotente se lançou do trono real, como um guerreiro inexorável, para o meio daquele país destinado ao extermínio. Trazendo, como espada afiada, o teu irrevogável decreto, 16 deteve-se e encheu de morte tudo: de pé na terra, ela tocava o céu. 19,6 Para que teus filhos fossem guardados ilesos, toda a criação, obedecendo aos teus decretos, tomava, na sua natureza, novas formas.7 Viu-se a nuvem dar sombra ao acampamento e a terra enxuta surgir onde era água; o mar Vermelho abriu-se numa estrada livre, as águas impetuosas num prado verdejante, 8 e, protegido por tua mão, teu povo atravessou, estupendos milagres contemplando. 9 Como cavalos no pasto, como cordeiros, saltavam celebrando, Senhor, a ti, seu libertador. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 104 (105),2-3. 36-37. 42-43 (R. 5a)
R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!
2 Cantai a Deus, tocai em sua honra; dizei de novo as suas maravilhas. 3 Pelo seu santo nome gloriai-vos, exulte o coração que busca a Deus!
36 Matou na própria terra os primogênitos, extinguiu as primícias dos egípcios. 37 Fez seu povo sair com ouro e prata, nenhum deles tombou em suas tribos.
42 Pois lembrou-se do santo juramento, que a seu servo Abraão fizera outrora. 43 Fez seu povo sair com grande júbilo, gritando de alegria os seus eleitos.
Evangelho – Lc 18,1-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus 1 Contou-lhes ainda uma parábola para mostrar que é preciso rezar sempre e nunca desanimar: 2 “Em certa cidade havia um juiz, que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Nessa cidade havia também uma viúva que frequentemente recorria a ele, dizendo: ‘Faze me justiça na questão com o meu adversário!’. 4 Durante muito tempo ele se recusou. Depois pensou: 5 ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, no entanto, como esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, senão ela não para de me aborrecer!’”. 6 E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz perverso. 7 E Deus não fará justiça em favor dos seus eleitos, que clamam dia e noite por ele? Por acaso vai demorar em socorrê-los? 8 Eu vos garanto: ele lhes fará justiça bem depressa. Mas quando vier o Filho do homem, encontrará a fé sobre a terra?”. – Palavra da Salvação.